ATIVIDADES DE PESQUISA - 6º ano\2020
PESQUISA
BIMESTRAL DE GEOGRAFIA
Os
sistemas naturais
1-Imagine
que você está em uma nave espacial observando a Terra tal como ela aparece na
imagem de satélite em várias redes da internet. Como você descreveria o nosso
planeta?
2-Agora,
observe o lugar em que você vive. Que elementos identificados na descrição do
planeta estão presentes em seu cotidiano?
3-Leitura e análise de diagrama:
O diagrama a
seguir, que representa as três esferas terrestres: a litosfera, a atmosfera e a
hidrosfera. Depois, responda às questões.
a) Que
relações você acha que existem entre esse esquema gráfico de esferas e o que
aparece na imagem de satélite do planeta Terra?
b) Pinte a
parte do diagrama que corresponde à biosfera (esfera da vida). Por que você fez
essa escolha?Leitura e análise de diagrama
4-O diagrama
representa o ciclo das rochas ígneas (ou magmáticas, como também são
conhecidas), sedimentares e metamórficas.
responda às
questões.a) Como ocorre o processo de formação das rochas ígneas?
b) Qual é o papel do intemperismo na formação dos sedimentos?
c) O que significa metamorfismo? Qual é a sua importância no ciclo das rochas?
d) As rochas
ígneas e as metamórficas são mais abundantes na litosfera. No entanto, as
rochas sedimentares predominam na superfície terrestre. Por que isso acontece?
5-Utilizando
como base o diagrama O ciclo das rochas, elabore um cartaz com fotos, desenhos
e gravuras que representem cada etapa do processo de formação e desgaste das
rochas.
- Utilizar
as pesquisas na internet, livros didáticos, jornais e revistas.
- Elaborar
seu cartaz em uma folha sulfite para ser entregue junto com esta pesquisa.
A água e
os assentamentos humanos
6-Quais são
as atividades responsáveis pelo consumo doméstico de água?
7-Em sua
opinião, seria possível diminuir o consumo de água em sua casa? De que maneira?
Pesquise e
responda as questões:
- Pesquisar
a respeito do papel dos rios na constituição de assentamentos humanos ao longo
da história.
Tema de
pesquisa: Assentamentos
humanos que surgiram às margens do(s) Rio(s).
8-Com base
na sua pesquisa, procure explicar a importância do Rio Nilo para a civilização
que se desenvolveu no Egito Antigo.
9-Defina
palafitas.
10-Em
terrenos mais planos, os rios inundam uma extensa área de suas margens nos
períodos das cheias. Nos períodos de estiagem, o volume das águas diminui,
expondo os solos de sua várzea. Parte das populações ribeirinhas amazônicas se
protege dos efeitos dessas variações sazonais do rio construindo palafitas. Em
sua opinião, como as variações no nível das águas podem afetar os deslocamentos
diários de quem vive em palafitas?
11-Análise e assinale a correta: Considerando as características naturais e
culturais da região amazônica, é
correto afirmar, que essa técnica tradicional de construção de casas em
palafitas está associada à:
a) atividade
de lazer das comunidades ribeirinhas.
b) adaptação
ao regime de cheias dos rios.
c)
preservação das matas às margens dos igarapés.
d) coleta e
ao processamento de produtos florestais.
Natureza
e sociedade na modelagem do relevo
12-Em
algumas regiões, quando o vento é muito forte, uma grande quantidade de areia é
transportada por até milhares de quilômetros. O que acontece com esse material
em movimento?
13-Procure
imaginar o impacto de uma chuva forte em um solo sem cobertura de vegetação. O
que você acha que acontece?
14-Dê exemplos que comprovem a importância dos rios na
modelagem das formas de relevo.
15-Mesmo em regiões que atualmente não possuem mais neve,
não é difícil identificar um depósito glacial originado pela movimentação de
geleiras. Por que isso acontece?
16-Em uma
folha avulsa, elabore um cartaz que ilustre diferentes paisagens resultantes de
forças da natureza (do vento, da chuva, dos rios e das geleiras), utilizando
imagens recortadas de jornais e revistas.
Leitura e
análise de mapa
Localize um
mapa físico do Estado de São Paulo em um atlas geográfico
escolar.
17-Com base
nesse mapa, responda:
a)
Observando a variação de altitude ao longo do percurso do Rio Tietê, onde se
localizam a nascente e a foz desse rio?
b) Cite
algum afluente do Rio Tietê.
18-No curso
do Rio Tietê foram construídas muitas represas.
a) Quais
delas estão representadas no mapa escolhido no atlas?
b) Por que
elas foram construídas?
c) Por que
em alguns rios a eclusa deve ser construída?
19-Comente
sobre canais artificiais e eclusas, do Rio Pinheiros em épocas distintas e, com
base nelas, descreva as mudanças ocorridas nesse rio ao longo do século XX.
20-Procure
relacionar as mudanças que você identificou no Rio Pinheiros com o fenômeno de
2010.
21-Que
outras consequências essas mudanças provocaram para a população da cidade de
São Paulo?
22-A
sequência de figuras representa um dos sérios problemas ambientais: a
erosão.
Elaborado
especialmente para o São Paulo faz escola.
Identifique
a alternativa que não agrava o problema:
a) O
desnudamento das encostas.
b) A derrubada da floresta para a formação de
pastagens.
c) A retirada da cobertura vegetal.
d) O plantio de jardins e bosques em áreas
degradadas.
23-Como está
o tempo atmosférico hoje?
24-Os
telejornais costumam apresentar a previsão do tempo. Que elementos eles
utilizam para isso?
25-De que
maneira as mudanças do tempo atmosférico interferem na vida das pessoas?
26-O que é
uma frente fria?
27-O que
acontece com o tempo atmosférico com a passagem de uma frente fria?
28-Com a
ajuda de um atlas geográfico escolar, descreva em uma folha almaço a passagem
de uma frente fria pelo Brasil.
29-Por que
encontramos na atmosfera massas de ar que são frias e outras que são quentes?
30-O que
provoca o movimento das massas de ar?
Leitura e
análise de gráfico e mapa
31-Observe os climogramas a seguir.
a) Nos
gráficos, o que as barras azuis e as linhas verde e vermelha representam?
b) Compare
as temperaturas e a pluviosidade dessas localidades.
32-Com o
auxílio de um atlas geográfico escolar e de outros materiais de pesquisa:
a)
Identifique a latitude (aproximada) em que estão localizadas as cidades
representadas nos climogramas.
b)
Identifique os tipos climáticos representados nos gráficos.
c) Com base
no tipo climático de sua cidade e na observação que você fez do tempo: Qual é a
diferença entre clima e tempo?
d) Com base
nessas informações, escreva, em uma folha avulsa (almaço), um texto a respeito
da influência do tempo atmosférico em sua vida.
Conclua
analisando o que poderia ter mudado na sua rotina se você sempre tivesse em
mãos a previsão do tempo. Dê um título ao seu texto.
OBSERVAÇÃO:
1- Utilizar
folhas almaço na seguinte disposição:
a) Nome da Escola
b)Nome
do aluno - Ano\turma
2-Somente
respostas devem ser descritas na sequência das questões.
3-Todas
as questões de pesquisas também devem ser descritas em folhas almaço.
4-Prazo
de entrega: a definir.
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