ATIVIDADES DE PESQUISA - 6º ano\2020





                           PESQUISA BIMESTRAL DE GEOGRAFIA


Os sistemas naturais
       1-Imagine que você está em uma nave espacial observando a Terra tal como ela aparece na imagem de satélite em várias redes da internet. Como você descreveria o nosso planeta?
       2-Agora, observe o lugar em que você vive. Que elementos identificados na descrição do planeta estão presentes em seu cotidiano?
                                                     
                         

     3-Leitura e análise de diagrama: 
O diagrama a seguir, que representa as três esferas terrestres: a litosfera, a atmosfera e a hidrosfera. Depois, responda às questões.
    a) Que relações você acha que existem entre esse esquema gráfico de esferas e o que aparece na imagem de satélite do planeta Terra?
     b) Pinte a parte do diagrama que corresponde à biosfera (esfera da vida). Por que você fez essa escolha?


   

Leitura e análise de diagrama
     4-O diagrama representa o ciclo das rochas ígneas (ou magmáticas, como também são conhecidas), sedimentares e metamórficas.
responda às questões.

                                                 
 

   
    a) Como ocorre o processo de formação das rochas ígneas?
     b) Qual é o papel do intemperismo na formação dos sedimentos?
    c) O que significa metamorfismo? Qual é a sua importância no ciclo das rochas?
    d) As rochas ígneas e as metamórficas são mais abundantes na litosfera. No entanto, as rochas sedimentares predominam na superfície terrestre. Por que isso acontece?

    5-Utilizando como base o diagrama O ciclo das rochas, elabore um cartaz com fotos, desenhos e gravuras que representem cada etapa do processo de formação e desgaste das rochas.
- Utilizar as pesquisas na internet, livros didáticos, jornais e revistas.
- Elaborar seu cartaz em uma folha sulfite para ser entregue junto com esta pesquisa.

A água e os assentamentos humanos
    6-Quais são as atividades responsáveis pelo consumo doméstico de água?
    7-Em sua opinião, seria possível diminuir o consumo de água em sua casa? De que maneira?

Pesquise e responda as questões:
- Pesquisar a respeito do papel dos rios na constituição de assentamentos humanos ao longo da história.
Tema de pesquisa: Assentamentos humanos que surgiram às margens do(s) Rio(s).

    8-Com base na sua pesquisa, procure explicar a importância do Rio Nilo para a civilização que se desenvolveu no Egito Antigo.
    9-Defina palafitas.
  10-Em terrenos mais planos, os rios inundam uma extensa área de suas margens nos períodos das cheias. Nos períodos de estiagem, o volume das águas diminui, expondo os solos de sua várzea. Parte das populações ribeirinhas amazônicas se protege dos efeitos dessas variações sazonais do rio construindo palafitas. Em sua opinião, como as variações no nível das águas podem afetar os deslocamentos diários de quem vive em palafitas?
 11-Análise e assinale a correta:  Considerando as características naturais e culturais da   região amazônica, é correto afirmar, que essa técnica tradicional de construção de casas em palafitas está associada à:
  a) atividade de lazer das comunidades ribeirinhas.
  b) adaptação ao regime de cheias dos rios.
  c) preservação das matas às margens dos igarapés.
  d) coleta e ao processamento de produtos florestais.

Natureza e sociedade na modelagem do relevo
  12-Em algumas regiões, quando o vento é muito forte, uma grande quantidade de areia é transportada por até milhares de quilômetros. O que acontece com esse material em movimento?
  13-Procure imaginar o impacto de uma chuva forte em um solo sem cobertura de vegetação. O que você acha que acontece?
  14-Dê exemplos que comprovem a importância dos rios na modelagem das formas de relevo.
  15-Mesmo em regiões que atualmente não possuem mais neve, não é difícil identificar um depósito glacial originado pela movimentação de geleiras. Por que isso acontece?
  16-Em uma folha avulsa, elabore um cartaz que ilustre diferentes paisagens resultantes de forças da natureza (do vento, da chuva, dos rios e das geleiras), utilizando imagens recortadas de jornais e revistas.

Leitura e análise de mapa
Localize um mapa físico do Estado de São Paulo em um atlas geográfico escolar.
  17-Com base nesse mapa, responda:
  a) Observando a variação de altitude ao longo do percurso do Rio Tietê, onde se localizam a nascente e a foz desse rio?
  b) Cite algum afluente do Rio Tietê.
  18-No curso do Rio Tietê foram construídas muitas represas.
  a) Quais delas estão representadas no mapa escolhido no atlas?
  b) Por que elas foram construídas?
  c) Por que em alguns rios a eclusa deve ser construída?
  19-Comente sobre canais artificiais e eclusas, do Rio Pinheiros em épocas distintas e, com base nelas, descreva as mudanças ocorridas nesse rio ao longo do século XX.
  20-Procure relacionar as mudanças que você identificou no Rio Pinheiros com o fenômeno de 2010.
  21-Que outras consequências essas mudanças provocaram para a população da cidade de São Paulo?
  22-A sequência de figuras representa um dos sérios problemas ambientais: a erosão.



Elaborado especialmente para o São Paulo faz escola.
Identifique a alternativa que não agrava o problema:
  a) O desnudamento das encostas.
  b) A derrubada da floresta para a formação de pastagens.
  c) A retirada da cobertura vegetal.
  d) O plantio de jardins e bosques em áreas degradadas. 

clima, o tempo e a vida humana
  23-Como está o tempo atmosférico hoje?
  24-Os telejornais costumam apresentar a previsão do tempo. Que elementos eles utilizam para isso?
  25-De que maneira as mudanças do tempo atmosférico interferem na vida das pessoas?
  26-O que é uma frente fria?
  27-O que acontece com o tempo atmosférico com a passagem de uma frente fria?
  28-Com a ajuda de um atlas geográfico escolar, descreva em uma folha almaço a passagem de uma frente fria pelo Brasil.
  29-Por que encontramos na atmosfera massas de ar que são frias e outras que são quentes?
  30-O que provoca o movimento das massas de ar?

Leitura e análise de gráfico e mapa
  31-Observe os climogramas a seguir.




  a) Nos gráficos, o que as barras azuis e as linhas verde e vermelha representam?
  b) Compare as temperaturas e a pluviosidade dessas localidades.
  32-Com o auxílio de um atlas geográfico escolar e de outros materiais de pesquisa:
  a) Identifique a latitude (aproximada) em que estão localizadas as cidades representadas nos climogramas.
  b) Identifique os tipos climáticos representados nos gráficos.
  c) Com base no tipo climático de sua cidade e na observação que você fez do tempo: Qual é a diferença entre clima e tempo?
  d) Com base nessas informações, escreva, em uma folha avulsa (almaço), um texto a respeito da influência do tempo atmosférico em sua vida.
Conclua analisando o que poderia ter mudado na sua rotina se você sempre tivesse em mãos a previsão do tempo. Dê um título ao seu texto.

                                            OBSERVAÇÃO: 
1- Utilizar folhas almaço na seguinte disposição: 
a) Nome da Escola 
b)Nome do aluno - Ano\turma 
2-Somente respostas devem ser descritas na sequência das questões.
     3-Todas as questões de pesquisas também devem ser descritas em folhas almaço. 
     4-Prazo de entrega: a definir.

                              

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