HIDROGRAFIA NO BRASIL.




HIDROGRAFIA DO BRASIL

# CARACTERÍSITICAS GERAIS:
- RICO EM RIOS - predominância de rios de planaltos – hidrelétricas.
- POBRE EM LAGOS - maioria é de lagos artificiais, resultado das represas, no RS maior dos lagos naturais (Lagoa dos Patos e Lagoa Mirim).
- PREDOMINA RIOS PERENES - rios que não secam.
- PREDOMINA REGIME PLUVIAIS – chuvas.
- PREDOMINA FOZ DO TIPO ESTUÁRIO

# REDE DE BACIAS HIDROGRÁFICAS – COMPOSIÇÃO
- REDE HIDROGRÁFICA - é o conjunto do rio principal seus afluentes e seus subafluentes.
- BACIA HIDROGRÁFICA - é o conjunto de terra sobre o domínio de um rio, com a influência da ocupação humana que estão sobre o espaço de uma rede.
- DIVISÃO DE UM RIO – porção inferior – FOZ, porção médio e porção superior NASCENTE.
- HIERARQUIA – Rio principal, afluente e sub afluente
- VERTENTE – Direção das águas (ATLÂNTICO)
- DISPERSÃO – Divisor de águas nas serras, montanhas ou morros.
- MARGENS – Direita ou Esquerda (ficar de costa para a nascente direcionando assim as margens ou seguir o curso das águas), a sua importância é econômica para agricultura ou pecuária.




# CLASSIFICAÇÃO DOS RIOS
1.       REGIME – Pluvial - (predominante índice de chuva),
                           Nival - (neve),
                           Misto - (chuva e neve) – O Rio Amazonas é um rio de regime misto, porque nasce na Cordilheira dos Andes.
2.       FOZ -          Estuário - (predominante no Brasil)
                    Delta – áreas de grande concentração de população que se originou no período Neolítico, quando o homem deixou de ser nômade e passou a ser sedentário.
- Maior Delta do Brasil é o Delta do Parnaíba.

# CLASSIFICAÇÃO DOS RIOS\CLIMA E TEMPO

1.       SAZONALIDADE – Rios Perenes - não secam é predominância no Brasil.
                                 Rios Sazonais - rios que secam e tem predominância no Nordeste\sertão nordestino.

2.       DRENAGEM – Exorreica – rios que desaguam direta ou indiretamente no Oceano. (ex. Rio Tietê que é um afluente do Rio Paraná).
                           Endorreica – (endo= dentro), rios que desaguam no continente. (Lagos)
                           Arreica – rios que secam ao atravessar uma região árida ou semiárida.
   RELEVO – Planaltos – rios com aptidão para geração de energia (correm por montanhas, serras e morros), dificulta a navegação de hidrovias.
                               Planícies – Aptos a navegação de hidrovias, como o Rio Paraguai no Mato Grosso (região centro oeste).

# BACIAS HIDROGRÁFICAS PRINCIPAIS E SECUNDÁRIAS.

1. AMAZONICA – Nasce nos Andes Peruanos (Nascente), passa pela Colômbia e entra no Brasil ao norte recebendo o nome de Solimões e quando se cruza com o Rio Negro passa a se chamar Amazonas.
O Rio Amazonas é a maior bacia hidrográfica do mundo, em extensão, drenagem e volume de água. É um rio de planície, seus afluentes importantes são de margem direita – Rio Xingu, Tapajós, Madeira e Perús que são rios de planaltos. Sua foz fica na Ilha do Marajó, uma ilha fluvial marinha, isto é uma ilha torneada de um lago que desemboca no mar.


2.TOCANTINS\ARAGUAIA – É a maior bacia genuinamente brasileira, onde fica as Usinas Hidrelétricas Tucuruí e Grande Carajás, também se encontra a maior ilha fluvial do mundo.



3. SÃO FRANCISCO – Nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais (região tropical) – São Francisco\Paraná com grande potencial hidráulico, seu curso vai de Pirapora á Juazeiro, atravessa o semiárido e abastece as Usinas de Sobradinho, Xingó, Paulo Afonso e Três Marias.
Transposição – grandes impactos ambientais para a região, é conhecido também como Rio dos Rurais, Rio da Integração Nacional (ligando o sudeste ao nordeste por hidrovias na era do ouro) e Nilo Brasileiro (por seu grande aproveitamento).




4.PLATINA - Rio Paraguai (nasce no centro oeste – BR) é responsável pela drenagem do Pantanal Mato grossense, a hidrovia Paraguai\Paraná é responsável pela escoação da agricultura da região e do Minério explorado no Maciço do Urucum.



5.PLATINA – Rio Paraná nasce em Minas Gerais com a junção de dois rios Rio Grande e Rio Paranaíba, tem o melhor aproveitamento hidráulico com um conjunto de Usinas Hidrelétricas com grande potencial provido dos rios Tietê, Piqueri, Iguaçu, Paranapanema, Ivaí todos de sua margem esquerda predominantes de planaltos e compõe a hidrovia Tietê\Paraná.



6.PLATINA – Rio Uruguai nasce na Serra Geral de Canoas\Pelotas e tem grande potencial hidrelétrico pouco explorado, por problemas sociais da região totalmente agrícola e isto causaria grande impacto econômico, RS\SC muito apresso pela região, as Usinas Ita, Machadinho e estreito.





# MAPAS BRASIL CAMINHO DO RIO.
1.BACIAS HIDROGRÁFICAS








                        











                   

-

Comentários

Postagens mais visitadas