AVALIAÇÃO 8º ANO

 AVALIAÇÃO BIMESTRAL


01-A agricultura é a arte de colher o sol. Essa frase, divulgada nos cursos de Agronomia, expressa o quanto a agricultura depende de fenômenos e elementos naturais mais do que qualquer outra atividade econômica conhecida. Isso ocorre porque a produção agropecuária depende de uma capacidade especial típica dos vegetais sintetizar seu próprio alimento. Porém, assim como todos os demais seres vivos, as plantas também precisam de água e de nutrientes minerais que elas retiram do solo pelas raízes. Entretanto, as plantas podem “fabricar” as substâncias orgânicas de que necessitam para sua nutrição e fazem isso por meio de um processo bioquímico chamado de fotossíntese, o qual depende da energia do sol para acontecer. <http://tinyurl.com/pw336dv> Acesso em: 20.08.2015. Adaptado.

A partir das informações do texto, assinale a alternativa correta.
(A) O solo depende da energia do sol e das raízes das plantas para realizar o processo de fotossíntese.
(B) A agricultura possui autonomia, pois independe de fenômenos naturais para sua existência.
(C) As plantas não dependem de outros seres vivos para produzir o próprio alimento.
(D) As sementes das plantas adubam organicamente o solo no processo de fotossíntese.
(E) O solo produz os materiais orgânicos e energia para nutrir as plantas e o processo agrícola.

02-A água presente no solo, como em qualquer ambiente, é componente essencial à vida, seja como solvente, diluente ou veículo de gases e nutrientes, seja como recurso metabólico e fisiológico, necessária aos organismos vivos que se encontram no próprio solo ou absorvido pelas plantas por meio de suas raízes.

Sobre esse composto, presente no solo, é correto afirmar que
(A) solidifica-se, ao penetrar no solo.
(B) encontra-se na natureza nos três estados físicos.
(C) transforma-se em hidrogênio e oxigênio gasosos, no seu ciclo natural.
(D) encontramos moléculas de água diferentes na chuva.
(E) encontra-se na forma de substância pura no mar.

03-Desde os tempos mais remotos, os seres humanos buscam fontes de energia para melhorar sua qualidade de vida. Nos dias de hoje, é praticamente impossível imaginar a vida humana sem as diversas fontes de energia que sustentam as suas atividades. Elas podem ser divididas em renováveis e não renováveis.

São consideradas fontes de energia não renováveis
(A) a hidráulica e o biocombustível.
(B) a geotérmica e o hidrogênio.
(C) o petróleo e o carvão mineral.
(D) a biomassa e as marés.
(E) a solar e a eólica

04-Complete correta e respectivamente as lacunas da frase.
No Brasil, as usinas nucleares concentram-se na cidade de __________________ e fornecem parte da energia elétrica consumida no estado do ____________________.

Assinale a alternativa correta.
(A) Angra dos Reis – Rio de Janeiro
(B) Itaúba – Rio Grande do Sul
(C) Foz do Iguaçu – Paraná
(D) Balbina – Amazonas
(E) Belo Monte – Pará

05-O Canal do Panamá, inaugurado em 1914, é uma grande obra de engenharia que possibilita o encurtamento da distância percorrida por navios, sejam eles de carga ou de passageiros. Ele possui cerca de 80 quilômetros de extensão e três conjuntos de eclusas por onde passam os navios. Uma das finalidades dessa obra consiste no transporte marítimo entre a costa leste e a costa oeste dos Estados Unidos.

O Canal do Panamá permite a interligação entre os oceanos
(A) Glacial Ártico e Índico.
(B) Atlântico e Pacífico.
(C) Índico e Pacífico.
(D) Índico e Atlântico.
(E) Pacífico e Glacial Ártico.

06-Carlos Frederico, aluno de uma ETEC do estado de São Paulo, foi selecionado para fazer intercâmbio na área técnica em uma instituição situada em Londres. O aluno embarcou para Londres às 6 horas do dia 26 de fevereiro de 2014, no Aeroporto Internacional de Guarulhos. O tempo de voo entre Guarulhos e Londres foi exatamente 11 horas. Sabendo que Guarulhos segue o horário de Brasília (GMT –3, ou seja, menos três horas em relação ao meridiano central Greenwich), quando Carlos Frederico desembarcou em Londres, os relógios dessa cidade marcavam:

(A) 6 horas.
(B) 9 horas.
(C) 11 horas.
(D) 17 horas.
(E) 20 horas.
ps. Desconsidere a existência do horário de verão.

07-O geógrafo David Harvey comenta o encolhimento do planeta graças às inovações nos transportes que aniquilam o espaço por meio do tempo. Interpretando  comentário do autor pode-se concluir, corretamente, que o planeta está:

(A) aumentando de tamanho, graças ao advento do GPS, que permite a descoberta de novos lugares a cada dia que passa.
(B) diminuindo de tamanho em razão das elevadas emissões de poluentes,
responsáveis  pela diminuição das calotas polares e, consequentemente, do tamanho do planeta.
(C) diminuindo de tamanho, pois, com o descobrimento de novas rotas viárias, os meios de transporte podem encurtar caminhos, diminuindo a distância entre os
continentes.
(D) mantendo o mesmo tamanho, pois com o desenvolvimento dos meios de transporte, as distâncias e as velocidades dos deslocamentos não se alteraram.
(E) mantendo o mesmo tamanho, porém aparenta estar diminuindo em função dos avanços nos sistemas de transporte que possibilitaram a redução do tempo das viagens.

08-Um turista, em viagem pela República da Bolívia, poderá deparar-se com:

(A) um imenso litoral voltado para o Pacífico.
(B) o maior deserto do mundo, o do Atacama.
(C) o pico mais alto da América do Sul, o Kilimanjaro.
(D) o maior deserto de sal do mundo, conhecido como Salar de Uyuni.
(E) a Cordilheira do Himalaia, na qual está localizada a cidade de La Paz.

09-Quem já viajou pelo interior do Brasil, através de estados como Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Mato Grosso ou Mato Grosso do Sul, certamente atravessou extensos chapadões, cobertos por uma vegetação de pequenas árvores retorcidas, dispersas em meio a um tapete de gramíneas. Durante os meses quentes de verão, quando as chuvas se concentram e os dias são mais longos, tudo ali é muito verde. No inverno, ao contrário, o capim amarelece e seca; quase todas as árvores e arbustos, por sua vez, trocam a folhagem senescente* por outra totalmente nova. (Leopoldo Magno Coutinho. Disponível em http://ecologia.ib.usp.br/ Acesso em: 13.08.2013. Adaptado)*senescente: que passa por processo de envelhecimento.

O domínio natural que o texto descreve é
(A) a Mata Atlântica.
(B) o Pantanal.
(C) a Caatinga.
(D) o Cerrado.
(E) o Pampa.

10-Jair mora no município de Cotia, em uma chácara que se localiza próximo a uma reserva florestal. Este ano ele passou a estudar na Etec de Cotia, que fica situada no centro da cidade, área esta com elevado grau de urbanização: concentração de asfalto, ruas, prédios, casas e outras construções. Neste semestre, durante o trajeto de sua casa para a Etec, Jair percebeu que a temperatura média na cidade é maior do que a temperatura média de onde ele mora e, para ter certeza disso, observou os termômetros existentes ao longo do percurso.

O fenômeno observado por Jair é denominado
(A) El Niño.
(B) Ilha de calor.
(C) Efeito estufa.
(D) Inversão térmica.
(E) Buraco na camada de ozônio

11-As enchentes que atingem muitas cidades brasileiras são resultado de um longo processo de modificação e de desestabilização da natureza, consequência do crescimento urbano rápido e não planejado. Antigamente, as várzeas (margens dos rios) faziam o controle natural da água. O solo ribeirinho, quando inundado nas épocas das cheias, absorvia boa parte da água que transbordava.
Hoje, quase todas as várzeas nas regiões urbanas encontram-se ocupadas por construções, por moradias e por vastas áreas impermeabilizadas pelo asfalto, o que aumenta ainda mais o volume de água a ser escoado, pois não ocorre a absorção natural pelo solo.

Considerando o problema das cheias nas cidades, analise as afirmações.
I. O processo acelerado de impermeabilização das cidades é um dos fatores que pode agravar as enchentes.
II. As áreas verdes, que recobrem o solo e o protegem do contato direto com a água da chuva, facilitam a drenagem e evitam desmoronamentos de encostas.
III. O descarte inadequado de lixo pode acarretar a obstrução de redes pluviais responsáveis pelo escoamento da água das chuvas.

É correto o que se afirma em
(A) I,
(B) II,
(C) I e III,
(D) II e III, .
(E) I, II e III

12-Um dos grandes problemas das cidades é o que fazer com o lixo gerado pela sua população. Uma proposta existente é o programa R3, que consiste em Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Campanhas governamentais deveriam orientar a população para a aplicação desse programa, pois ele:

(A) evita a produção de chorume, um líquido com alto teor de matéria orgânica, que pode apresentar metais pesados provenientes principalmente de pilhas e baterias.
(B) introduz a coleta seletiva de lixo, em todas as cidades, o que facilitaria, nos lixões, o processo de reciclagem e o descarte do lixo de forma adequada.
(C) facilita a construção de aterros sanitários, e assim teríamos a eliminação de lixo inorgânico, como plásticos, folhas de árvores, vidros e outros.
(D) reduz materiais confeccionados com metais, com plásticos ou com vidros, que devem ser reutilizados porque não podem ser reciclados.
(E) minimiza a geração de lixo, pois estimula a utilização de embalagens retornáveis em detrimento das descartáveis.

13-A forma mais adequada de as cidades cuidarem do seu lixo orgânico seria as usinas de compostagem, onde a matéria orgânica é submetida a um tratamento que visa à obtenção do “composto”, que pode ser usado como adubo. 

Entre os materiais que podem ser separados com essa finalidade estão:
(A) restos de comida, cascas de frutas e garrafas de refrigerantes.
(B) cascas de frutas, papel ou papelão e latas de refrigerantes.
(C) folhas de vegetais, restos de comidas e cascas de frutas.
(D) latas de refrigerantes, folhas de vegetais e vidro.
(E) vidro, latas de refrigerantes e papel ou papelão.

14-A rosa dos ventos foi uma invenção técnica de orientação espacial empregada por navegadores desde os fenícios, na Antiguidade. Nos mapas, a rosa dos ventos tem a função de identificar os pontos cardeais e colaterais. A partir de um ponto referencial qualquer no mapa, pode se estabelecer a direção e a posição geográfica dos diversos lugares.

Se tomarmos o Distrito Federal (DF) como ponto de referência central é válido afirmar que
(A) Rondônia está a sudoeste, e Ceará, a leste.
(B) Roraima está ao norte, e Maranhão, a noroeste.
(C) São Paulo está ao sul, e Amazonas, a noroeste.
(D) Pará está a nordeste, e Mato Grosso, o centro-oeste.
(E) Mato Grosso do Sul está a leste, e Rio de Janeiro, a sudoeste.

15-Pesquisadores descobriram que devido ao aquecimento global, os pingüins-reis da Antártida correm o sério risco de virar uma espécie em extinção, já que, a cada 0,26°C que a temperatura da superfície marítima sobe, a população adulta deles diminui em 9%. Além disso, também notaram que esses animais são “indicadores sensíveis” das mudanças no ecossistema marinho e sofrem de forma ampliada os efeitos da mudança climática. De acordo com estudos, feito, por meio de marcações subcutâneas de identificação eletrônica, percebeu-se que o aumento da temperatura dos mares afeta não só a oferta de alimentos perto da colônia de pinguins-reis das Ilhas Crozet, um arquipélago subantártico, como interfere no processo de acasalamento das aves.(Adaptado de: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u371815.shtml- 13/08/2008).

Sobre esse assunto é correto afirmar que

(A) os pinguins, para sobreviverem nas vastas regiões descongeladas da Antártida, se adaptarão variando constantemente a temperatura corporal.
(B) os pinguins são dotados de penas, glândulas mamárias, bico e asas, as quais não servem para voar, mas sim para nadar, o que favorece a migração no degelo.
(C) as emissões de nitrogênio e enxofre são condições fundamentais para proteger o continente gelado e a saúde de todo o planeta.
(D) os pinguins são consumidores primários, e a gordura subcutânea atua na proteção contra as temperaturas baixas da água e do vento.
(E) com a mudança de temperatura e salinidade do oceano, os peixes e os camarões poderão desaparecer, os pinguins não terão forças para migrar para outras regiões e provavelmente morrerão de fome.

16-Se o Menino Maluquinho tivesse conhecido Johann Wilhelm Ritter, ouviria dele que existe um tipo de radiação eletromagnética com alta energia, presente na luz emitida pelo Sol. Devido à alta energia, esse tipo de radiação, que é utilizada para esterilização de alguns produtos, também provoca alterações químicas na pele humana.

Esse tipo de radiação eletromagnética descoberta por Ritter recebe o nome de
(A) raios infravermelhos.
(B) raios ultravioletas.
(C) raios gama.
(D) raios alfa.
(E) raios X

17- Considere a seguinte situação.
Um viajante estrangeiro vem à procura de um lugar turístico no Brasil, caracterizado por qualidades geográficas bem definidas: um clima tropical, quente e úmido, com belas praias, um bom patrimônio histórico do período colonial, com fortes tradições culturais populares como o carnaval de rua, numa capital com boa hotelaria e outros serviços urbanos razoavelmente desenvolvidos. Ele tem especial interesse por excursões que levem até remanescentes de quilombos. Além disso, quer conhecer a Mata Atlântica, ou parte do que sobrou desse ecossistema, após séculos de expansão da monocultura canavieira e ocupação urbano-industrial.

Com vistas a atender à necessidade específica desse viajante, entre os estados brasileiros a seguir, você lhe indica:
(A) Pernambuco.
(B) Minas Gerais.
(C) Goiás.
(D) Rio Grande do Sul.
(E) Amazonas.

18-Considere as afirmações seguintes sobre a relação entre o meio ambiente e o descarte de pilhas e baterias.
I. Pilhas e baterias transforma-se em “caixinhas de veneno” se despejadas em lixões a céu aberto. Delas podem vazar metais pesados extremamente nocivos ao meio ambiente e à saúde do homem.
II. Todos os tipos de pilhas e baterias são recarregáveis. Elas minimizam o impacto ambiental, já que a vida útil das mesmas se estende por até mil recargas.
III. Pilhas e baterias do tipo recarregável não possuem elementos químicos nocivos ao meio ambiente, ao contrário daquelas que são alcalinas.
IV. O manual de aparelhos como laptops, celulares, Pager, MP4, GPS e brinquedos deve orientar o usuário para descartar tais dispositivos em recipientes apropriados e destinados a esse fim.

São validas as afirmações contidas em apenas
(A) I e IV.
(B) II e III.
(C) I, II e III.
(D) I, II e IV.
(E) I,  III e   IV

19-Em 2010, o inverno foi uma estação muito seca, em que a umidade relativa do ar esteve várias vezes em situação de alerta, por isso foi recomendado que as práticas esportivas fossem realizadas pela manhã e suspensas no período da tarde, quando a situação era mais grave entre outros problemas, tiveram também o acúmulo de poluentes na atmosfera, como os gases monóxido de carbono, ozônio, óxidos de enxofre, óxidos de nitrogênio e material particulado, o que agrava os problemas respiratórios. A diminuição das chuvas, neste inverno, comprova uma interferência no ciclo da água.

Sobre o ciclo da água e sobre as substâncias mencionadas no texto, é válido afirmar que:
(A) a água é dispensável para a realização da fotossíntese.
(B) no ciclo da água são encontrados somente dois estados físicos da matéria.
(C) a água da chuva retira os poluentes da atmosfera intensificando o efeito estufa.
(D) no ciclo da água ocorrem apenas duas mudanças de estados físicos: fusão e liquefação.
(E) as moléculas de água encontradas na chuva, na neve, no solo e na atmosfera são iguais entre si.

20-As usinas hidrelétricas têm algumas vantagens em relação a outras fontes de energia mais poluidoras. Mas, ainda assim, a construção de hidrelétricas provoca impactos ambientais negativos, e é por isso que um cidadão ecoprático deve contribuir para economizar energia elétrica, seja qual for sua fonte. 

Dentre os principais impactos ambientais negativos, provocados pelas hidrelétricas, é válido assinalar.
(A) a grande queima de combustível e consequente poluição do ar.
(B) a geração de poluição por cloro nas águas ribeirinhas próximas às represas.
(C) a extinção de peixes pelo aquecimento das águas represadas pelas turbinas.
(D) a perda de energia na transmissão por fios e aumento do aquecimento global.
(E) a inundação de áreas anteriormente habitadas e com vida animal e vegetal abundante



Comentários

Postagens mais visitadas