AVALIAÇÃO BIMESTRAL 9º ANO

AVALIAÇÃO BIMESTRAL


01-O solo pode ser conceituado como um manto superficial formado por rocha desagregada e, eventualmente, cinzas vulcânicas, em mistura com matéria orgânica em decomposição, contendo, ainda, água e ar em proporções variáveis e organismos vivos. <http://tinyurl.com/plpxund> Acesso em: 05.08.2015.
Como exemplos de matéria orgânica, é correto citar:
(A) sal de cozinha e vidro.
(B) sal de cozinha e água.
(C) amido e folhas.
(D) amido e água.
(E) vidro e folhas.

02-A palavra petróleo deriva do latim petra (pedra) e oleum (óleo), em sentido literal, “óleo que vem da pedra”. Hoje, é uma das matérias primas mais importante da civilização moderna e necessária para a obtenção de vários produtos como plásticos, tintas, detergentes, farmacêuticos, entre outras aplicações.
Ele é formado
(A) pela decomposição de matéria orgânica no fundo de antigos mares e lagos.
(B) pela decomposição de restos de minério de ferro soterrados em bacias carboníferas.
(C) pelo soerguimento de blocos rochosos onde ocorreu o acúmulo de material magmático.
(D) pelo soerguimento de rochas cristalinas, magmáticas e sedimentares em vales boreais.
(E) pela sedimentação de materiais inorgânicos em cavidades profundas do subsolo terrestre.

03-O Gasoduto Bolívia-Brasil é importante para o setor energético brasileiro, pois proporciona um considerável aumento da oferta de gás natural no Brasil.A empresa responsável por operar esse gasoduto controla ininterruptamente, via satélite, a integridade dos dutos que atravessam lagos, rios de longo curso, terrenos alagados como o Pantanal, áreas urbanas e de preservação ambiental.
A rede de dutos atravessa cinco estados brasileiros, dentre eles estão os estados do
(A) Rio Grande do Norte e de Rondônia.
(B) Mato Grosso do Sul e de São Paulo.
(C) Tocantins e de Minas Gerais.
(D) Piauí e de Pernambuco.
(E) Amazonas e de Sergipe.

04-O filme Montanhas da Lua é muito especial para os geógrafos, pois retrata o surgimento da ciência geográfica, a serviço do Império Britânico. Essa obra narra a saga de Sir Richard Burton e John Spike na busca pela nascente do rio Nilo, na África, em meados do século XIX. Sobre esse rio, é correto afirmar que ele:
(A) corta o continente africano de leste a oeste e tem sua nascente no monte Kilimanjaro.
(B) nasce no coração da África Tropical e corre na direção leste, desaguando no oceano Índico.
(C) corta o deserto do Saara no norte africano e corre na direção sul, desaguando no oceano Pacífico.
(D) nasce no centro da África Equatorial e corre na direção oeste, desaguando no oceano Atlântico.
(E) nasce no interior do continente africano e corre na direção norte, desaguando no mar Mediterrâneo.

05-As migrações são movimentos de deslocamento temporário ou definitivo de pessoas de um lugar para outro. Todos os dias, milhares de pessoas que moram em cidades vizinhas à cidade de São Paulo se deslocam para a capital para trabalhar ou estudar, voltando para casa no final de sua jornada.  Esse deslocamento cotidiano é conhecido como migração
(A) sazonal.
(B) pendular.
(C) permanente.
(D) inter-regional.
(E) de transumância

06-Os processos intempéricos e erosivos causados por diversos agentes desagregam as rochas e os solos, gerando sedimentos que são transportados por agentes como a água e o vento que, na maioria das vezes, levam esses sedimentos até rios e lagos. As matas ciliares têm o papel de filtrar esses sedimentos para que eles não se depositem no leito dos rios e lagos. Com a ausência das matas ciliares, os rios e lagos ficam sujeitos ao acúmulo desses sedimentos, que altera a vazão e a capacidade de armazenagem da água e, muitas vezes, pode impedir a navegação. O acúmulo desses sedimentos nos rios e lagos constitui o processo denominado
(A) assoreamento.
(B) hipergênese.
(C) vulcanismo.
(D) tectonismo.
(E) orogênese

07-Analise e responda:

O Aeroporto Internacional de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, encerrou 2014 como o principal aeroporto internacional do mundo, superando o antigo domínio do Aeroporto Internacional de Londres. A principal razão da liderança está nos investimentos feitos pela companhia aérea local, que possui a maior frota de aviões de grande capacidade de passageiros e é líder mundial em termos de tráfego internacional. Além disso, Dubai aproveitou a localização da cidade em uma encruzilhada geográfica entre Europa, Ásia, África e Oriente Médio para se estabelecer como base para os voos internacionais com conexões. <http://tinyurl.com/mth5s36> Acesso em: 28.03.2015. Adaptado.
Assinale a alternativa que corresponde corretamente às informações e ao país citados no texto.
(A) Os Emirados Árabes, grandes exportadores de petróleo, têm o principal aeroporto internacional do mundo.
(B) Dubai é um país da Liga Árabe que está procurando se impor religiosamente aos demais da sua região.
(C) Os Emirados Árabes têm o segundo maior aeroporto internacional do mundo, depois da Inglaterra.
(D) Os Emirados Árabes, aliados de Irã e Iraque, estão sob intervenção militar dos Estados Unidos.
(E) Dubai é uma cidade da Arábia Saudita, foco de graves conflitos religiosos e econômicos.

08-O avanço constante da tecnologia se faz cada dia mais presente transformando o nosso modo de vida pessoal e profissional. Analisando as modificações que ocorrem em função da expansão da tecnologia, podemos afirmar corretamente que:
(A) as inovações tecnológicas contribuem para a diminuição da produção de produtos agropecuários.
(B) o uso intensivo da tecnologia na indústria extinguiu a utilização do método
Just in time, típico do Fordismo.
(C) as grandes corporações garantem que novas tecnologias sejam apropriadas de maneira igualitária por diferentes usuários.
(D) o incremento cada vez maior da tecnologia leva a uma diminuição de postos de trabalho como, por exemplo, nas instituições bancárias.
(E) o aumento do uso da tecnologia contribuiu para o surgimento do Toyotismo, o que originou a fabricação em massa para o consumo em massa.

09-O técnico agrícola deve conhecer os diversos elementos constituintes do espaço agrário brasileiro. Entre esses elementos, encontra-se o cinturão verde que:
(A) é responsável por grande parte das commodities agrícolas exportadas pelo Brasil, principalmente para os mercados estadunidense, japonês, alemão e chinês.
(B) é formado por grandes latifúndios que utilizam mão de obra abundante e barata, técnicas arcaicas e que são especializados no cultivo de um único produto para exportação.
(C) compreende o arco de florestas tropicais nativas, existente no entorno das grandes e médias cidades da Região Sudeste, cuja função é diminuir os efeitos das ilhas de calor.
(D) abriga as cooperativas agrícolas formadas por membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), as quais disputam o rentável mercado de soja com o agronegócio.
(E) são áreas de produção agrícola especializada, compostas por pequenas e médias propriedades, localizadas ao redor dos grandes centros urbanos com o intuito de abastecê-los.

10-Os caranguejos são uma iguaria muito apreciada. Em nosso país, existem pessoas
e comunidades que vivem da cata do caranguejo para vender a bares e restaurantes
do litoral ou a atravessadores, que comercializam o produto nos grandes centros.
(http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/setembro2004/ju264pag06.htm Acesso em: 26.08.2011.

Sobre o caranguejo, é correto afirmar que esse crustáceo está inserido no ecossistema denominado:
(A) cerrado.
(B) mangue.
(C) pantanal.
(D) caatinga.
(E) savana.

11-Para a Geografia Física, as cidades são construções humanas inseridas na interface litosfera-hidrosfera-atmosfera. Para melhor organizar e planejar as cidades, é necessário conhecer a dinâmica natural da região. Levando-se em consideração o meio natural e o espaço geográfico das cidades, é correto afirmar que:

(A) a impermeabilização de grandes áreas do solo pode ser uma das formas de evitar as enchentes, pois facilita o escoamento das águas superficiais para os rios.
(B) os rios de planícies são retificáveis com a finalidade de ceder suas margens para construção de avenidas e evitar enchentes e transtornos para as cidades.
(C) os rios de planícies têm a vantagem de que podem ser usados para a construção de hidrelétricas, gerando energia para as cidades ao seu redor.
(D) o relevo é capaz de influenciar a dinâmica climática de uma cidade, pois quanto maior for a altitude de uma região, menor será a sua temperatura.
(E) a retirada da vegetação original, para a construção e ampliação de uma cidade, não altera as condições climáticas da região.

12-Uma cidade bem arborizada tem um clima melhor para se viver e é mais saudável. As árvores, além de embelezarem o ambiente, proporcionam sombra para os pedestres e veículos, reduzem diversos tipos de poluição, melhoram a qualidade do ar, preservam a fauna silvestre e, entre outras funções, oferecem abrigo e alimento às aves, que são importantes aliadas no controle de insetos vetores de doenças. No entanto, apesar de todas essas qualidades, as árvores muitas vezes são deixadas em segundo plano, com a desculpa de que irão destruir calçadas, calhas, muros, fiações elétricas, encanamentos ou então provocarão sujeira nas ruas e até mesmo acidentes com a queda dos frutos e dos galhos. Assim, devem-se conhecer muito bem as características particulares de cada espécie de planta utilizada na arborização urbana. Entre as características desejáveis, é importante que as árvores das cidades:
(A) apresentem sistema radicular superficial, a fim de resistirem a longos períodos de falta de água.
(B) auxiliem na compactação do solo, que é necessária à pavimentação ou à fundação de prédios e casas.
(C) possuam princípios tóxicos ou de reações alérgicas, principalmente as plantadas em parques, a fim de impedir a proliferação dos insetos.
(D) tenham o formato da copa e a altura adequados ao local do plantio, evitando-se, por exemplo, que escondam a sinalização ou interfiram na fiação elétrica.
(E) sejam do tipo que perdem as folhas no verão, principalmente nas cidades de clima quente, pois favorecem a formação de sombra e o resfriamento das ruas.

13-Leia a notícia a seguir.
A arborização urbana contribui para a melhoria do microclima, favorece a infiltração de água no solo, embeleza a cidade, além de inúmeras outras vantagens. Ciente disso, o prefeito do município de Sonho Dourado aprovou um projeto de lei que incentiva a população a plantar árvores na cidade.
Cleiton, após ler essa mesma notícia, ficou na dúvida sobre a diferença, no Brasil, entre município e cidade e resolveu pesquisar a respeito, constatando que:

(A) cidade engloba as zonas urbana e rural de um município.
(B) cidade corresponde exclusivamente à zona rural de um município.
(C) município corresponde exclusivamente à zona rural de uma cidade.
(D) cidade corresponde exclusivamente à área urbana de um município.
(E) município corresponde exclusivamente à zona urbana de uma cidade.

14-A inversão térmica é um fenômeno natural. Em cidades como São Paulo, esse fenômeno atrapalha a dispersão da poluição, sobretudo no inverno.
Pensando sobre esse fenômeno, analise as afirmações.
I. A inversão térmica é um processo que consiste na troca de calor por condução, dispersando a poluição atmosférica.
II. Durante a inversão térmica, a poluição vai se concentrando próximo da superfície do solo, prejudicando a qualidade de vida.
III. Em condições normais, o ar quente sobe e o ar frio desce. Quando ocorre a inversão térmica, esse processo sofre alterações.

É válido o que se afirma em
(A) I,
(B) III,
(C) I e II,
(D) II e III,
(E) I,  II e III

15-Na atualidade, os resíduos sólidos são um dos principais problemas socioambientais das cidades. O lugar mais apropriado para o destino do lixo doméstico comum, levando-se em consideração o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas, são os:
(A) incineradores, porque queimam os resíduos sólidos reduzindo seu volume e sem causar danos ambientais.
(B) aterros sanitários, por conterem um sistema de drenagem que evita que o lençol freático seja contaminado pelo chorume.
(C) aterros sanitários, que permitem a reutilização do lixo doméstico, industrial e hospitalar, evitando desperdícios de matérias-primas.
(D) lixões a céu aberto, pois levam em consideração fatores importantes para sua implantação, como o tipo de solo e a proximidade de rios.
(E) lixões a céu aberto para que, assim, os catadores possam ter acesso aos resíduos orgânicos e hospitalares, separando-os para vender e obter renda.

16-No século XIX, países como Índia, Alemanha e França iniciaram os estudos sobre biodigestão anaeróbica. No Brasil, embora o incentivo do governo tenha se iniciado apenas no final da década de 1970, os biodigestores já funcionavam em nosso território desde a década de 1940. A tecnologia de produção de biogás, por exemplo, pelo aproveitamento de estrume de animais, gera uma fonte de energia renovável que, além de evitar a contaminação do solo e dos leitos subterrâneos de água, produz:
(A) adubo.
(B) álcool.
(C) GLP.
(D) sabão.
(E) oxigênio.

17-Em uma das ETECs, a professora trouxe para a sala de aula vários materiais para que os alunos, divididos em grupos, discutissem a reciclagem do lixo.
Os materiais eram: pilhas e baterias; restos de alimentos (frutas, legumes, carne e queijo); óleo de cozinha já utilizado e bandejas de isopor.
Avalie as conclusões a que os grupos chegaram:
• O grupo 1 explicou que as pilhas e baterias devem ser descartadas em local apropriado ( empresas e lojas fornecedoras), pois contêm metais pesados. Essas substâncias poluem o ambiente e, quando chegam ao ser humano, podem provocar inúmeras doenças.
• O grupo 2 afirmou que, dos restos de alimentos trazidos pela professora, a carne e o queijo são os únicos que podem ser aproveitados para produção de biogás, por terem alto teor proteico.
• O grupo 3 orientou os colegas a não descartarem o óleo de cozinha pelo ralo da pia, pois isso aumenta o custo de tratamento da água.
• O grupo 4 informou que são preferíveis bandejas de papel, pois o isopor leva tempo indeterminado para se decompor e, quando queimam esse descarte nos lixões, as empresas agravam o problema da poluição ambiental.

É correto o que foi apresentado pelo(s) grupo(s)
(A) 1,
(B) 4,
(C) 2 e 3,
(D) 1, 3 e 4,
(E) 1, 2, 3, 4.

18-A transformação da natureza pela sociedade é necessária, pois é da natureza que extraímos recursos que nos servem para manter a vida. Porém, a partir das grandes Revoluções Industriais vai ocorrendo uma destruição intensa e sistemática das condições naturais, com a consolidação de um modo global de produção e consumo conhecido como Capitalismo. Analise algumas afirmações sobre as características básicas do Capitalismo:
I. Produção de bens planejada pelo Estado para atender às necessidades do mercado interno, democraticamente reguladas pelos trabalhadores/consumidores.
II. Produção tecnológica em massa de mercadorias, visando principalmente ao lucro particular dos investidores capitalistas.
III. Cultura consumista, isto é, incentivo ao consumo de bens supérfluos pela propaganda e marketing, pela moda e grande mídia.

Como característica(s) básica(s) do modo capitalista de produção e consumo, é válido afirmar:
(A) I,
(B) II,
(C) III,
(D) II e III,
(E) I, II e  III.

19-No estado de São Paulo, nas áreas de cultivo da cana, laranja e café, tem crescido o número de trabalhadores expulsos do campo os quais, residindo nas cidades, voltam todo dia para trabalhar no campo, ganhando geralmente salários baixos.
Estes trabalhadores são conhecidos como
(A) usineiros.
(B) parceiros.
(C) sem-terra.
(D) boias-frias.
(E) camponeses

20- No mundo, cerca de um bilhão de pessoas mora em situações inadequadas. No Brasil, uma pesquisa do Ministério das Cidades afirma que 12,4 milhões de brasileiros moram em “assentamentos precários”, que incluem favelas e cortiços. Atualmente, uma das soluções políticas mais comuns para esse problema tem sido a chamada “urbanização de favelas”, que implica em uma série de novas construções. (Mundo Estranho., Abril Cultural, agosto de 2009. Adaptado)
Avalie se são apropriadas as seguintes propostas para a urbanização de favelas.

I- melhoria das habitações, principalmente a partir da eliminação de barracos de madeira, que apresentam pouca ventilação e luz natural.
II- acesso a serviços públicos como pavimentação, iluminação, saneamento básico, escolas, creches, postos de saúde, praças e centros de lazer.
III- regularização fundiária dos imóveis para que a população não seja transferida para lugares longínquos e desprovida de serviços básicos.
IV.  utilização dos terrenos mais íngremes e de várzea fluvial para a construção de prédios de apartamentos, melhorando assim a circulação do ar e dos transportes.

É válido o que se afirma em
(A) I, II, III e IV.
(B) I, II e III,
(C) I, III e IV,
(D) II,
(e) IV,

21-As construções humanas podem parecer eternas e inabaláveis, porém diversos fatores naturais e humanos podem comprometer as construções e arruiná-las. Assim tivemos, no início de 2010, grandes terremotos no Haiti e no Chile, que foram responsáveis pela destruição de várias cidades, com inúmeros mortos e feridos, revelando a fragilidade da vida humana no planeta segundo a teoria mais aceita e comprovada pelos estudos, os terremotos são causados pelo:
(A) agravamento das condições ambientais devido às intervenções humanas.
(B) dinâmica climática global deteriorada pelo chamado efeito estufa.
(C) efeito dos vulcões e tsunamis no relevo terrestre.
(D) dinâmica das placas tectônicas.
(E) movimento de translação da terra.

22-Especialmente na fachada de casas e de edifícios, que preenchem a paisagem urbana, o vidro é um material muito utilizado uma das matérias-primas que entra em maior proporção, no processo de fabricação do vidro, é:
(A) carvão.
(b) areia.
(C) salitre.
(D) celulose.
(E) sal gema

23-A dedicação de Erastóstenes aos estudos forneceu-lhe conhecimentos para determinar a esfericidade da Terra, e ele obteve um resultado satisfatório, diante dos equipamentos e materiais a que tinha acesso.Imagine que Hamlet, filho de Hagar, pensasse em comprovar a esfericidade da Terra utilizando observações astronômicas, alguns conceitos de ótica e a sombra da Terra.
Nessas condições, Hamlet faria uso de seus conhecimentos referentes
(A) ao eclipse solar.
(B) ao eclipse estelar.
(C) ao eclipse lunar.
(D) à rotação da Lua.
(E) à rotação da galáxia

24-A produção de álcool a partir de cana-de-açúcar começa com a moagem. O caldo de cana obtido é deixado, por volta de 24 horas, em tanques contendo microorganismos que se encarregam de executar a transformação de açúcar em álcool etílico, popularmente conhecido como álcool.
Esse processo é denominado
(A) hidratação.
(B) destilação.
(C) levigação.
(D) fermentação.
(E) evaporação

25-Analise o texto a seguir.
A vida nas grandes cidades gera a necessidade de lazeres periódicos que permitam a fuga da rotina estressante e da atmosfera poluída, ao contrário da vida no campo e na pequena cidade que ainda pode manter um contato diário, direto e gratuito com o meio natural. A grande cidade exige, assim, a produção de um novo espaço urbano com cinemas, teatros, centros culturais, estádios, parques naturais até lugares de viagem, como casas secundárias em regiões próximas ou estâncias turísticas mais distantes. O equipamento de habitação para os lazeres supõe também uma nova concepção da casa e da sala de estar. Motiva a compra de objetos diversos, desde os aparelhos de som e tv até jogos eletrônicos, brinquedos, livros, computador etc.(Adaptado de:  GEORGE, Pierre. Panorama do mundo atual. São Paulo: Difel, 1971, p.226 e GEORGE, Pierre. Geografia do Consumo. São  Paulo: Difel, 1971, p.73.)
Com base no texto e nas tendências geográficas atuais do mundo globalizado, pode-se deduzir que:

I a sociedade urbana tende ao crescimento das atividades terciárias, entre estas aquelas ligadas às necessidades do lazer.
II o habitante das grandes cidades, diferentemente do homem do campo, tem mais propensão ao turismo e formas de diversão mercantilizadas, isto é, compradas no mercado.
III as mudanças na organização do espaço geográfico geradas pelas necessidades de lazer atingem desde a escala micro (habitação) até escalas mais amplas (local, regional, nacional, mundial).

É correto afirmar o contido em
(A) III, apenas.
(B) I e II, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e  III

26-Quando o turismo avança sobre os lugares, transformando as paisagens e os valores sociais e econômicos que prevaleciam nas comunidades receptoras antes da chegada dos empreendimentos turísticos, dizemos que ocorre a turistificação dos lugares. (ADAS, Melhem. Geografia - os impasses da globalização e o mundo desenvolvido. São Paulo: Moderna, 2002, p.35.)
Dentre as transformações socioambientais que em geral ocorrem nas comunidades receptoras do turismo, podem-se listar:

I-Um aumento dos negócios em geral, dinamizando e desenvolvendo a economia e a cultura local.
II-Uma elevação do custo de vida local, dos preços de mercadorias, serviços, terrenos e aluguéis.
III-Um aumento da poluição ambiental em geral, em especial dos mananciais de água doce e/ou salgada, através do lançamento de esgoto e lixo em tais águas.
IV-A criação de muitos empregos informais, temporários, com baixos salários e sem direitos trabalhistas, além de menor participação das pequenas empresas locais nos lucros gerados pela atividade turística.
Devem ser indicados como impactos socioambientais negativos, causadores de danos e prejuízos para as comunidades receptoras:

(A) I, II e III
(B) II, III e IV
(C) I e II
(D) II e IV
(E) III e IV

27-Os vários séculos de colonização brasileira, segundo o modelo de “colonização de exploração”, deixaram diversas heranças sociais, econômicas e culturais. Na Região Nordeste do país, por exemplo, podem-se constatar até hoje algumas características herdadas desse modelo, dentre elas:
(A)-o latifúndio, a monocultura canavieira e a grande concentração de renda.
(B) a imigração europeia, as linhas ferroviárias e a industrialização da região.
(C) a produção do gado, da juta e da laranja como grandes atividades de exportação.
(D) a cultura do cacau, da borracha e a produção voltada para o Sul e o Sudeste do país.
(E) a policultura, a formação de um grande mercado interno e a boa distribuição de renda

28-Considere as afirmações seguintes sobre a relação entre o meio ambiente e o descarte de pilhas e baterias.
I. Pilhas e baterias transforma-se em “caixinhas de veneno” se despejadas em lixões a céu aberto. Delas podem vazar metais pesados extremamente nocivos ao meio ambiente e à saúde do homem.
II. Todos os tipos de pilhas e baterias são recarregáveis. Elas minimizam o impacto ambiental, já que a vida útil das mesmas se estende por até mil recargas.
III. Pilhas e baterias do tipo recarregável não possuem elementos químicos nocivos ao meio ambiente, ao contrário daquelas que são alcalinas.
IV. O manual de aparelhos como laptops, celulares, Pager, MP4, GPS e brinquedos deve orientar o usuário para descartar tais dispositivos em recipientes apropriados e destinados a esse fim.
São validas as afirmações contidas em apenas

(A) I e IV.
(B) II e III.
(C) I, II e III.
(D) I, II e IV.
(E) I,  III e IV

29- Considere a seguinte situação.
Um viajante estrangeiro vem à procura de um lugar turístico no Brasil, caracterizado por qualidades geográficas bem definidas: um clima tropical, quente e úmido, com belas praias, um bom patrimônio histórico do período colonial, com fortes tradições culturais populares como o carnaval de rua, numa capital com boa hotelaria e outros serviços urbanos razoavelmente desenvolvidos. Ele tem especial interesse por excursões que levem até remanescentes de quilombos. Além disso, quer conhecer a Mata Atlântica, ou parte do que sobrou desse ecossistema, após séculos de expansão da monocultura canavieira e ocupação urbano-industrial.
Com vistas a atender à necessidade específica desse viajante, entre os estados brasileiros a seguir, você lhe indica:

(A) Pernambuco.
(B) Minas Gerais.
(C) Goiás.
(D) Rio Grande do Sul.
(E) Amazonas.

30-Pesquisadores descobriram que devido ao aquecimento global, os pingüins-reis da Antártida correm o sério risco de virar uma espécie em extinção, já que, a cada 0,26°C que a temperatura da superfície marítima sobe, a população adulta deles diminui em 9%. Além disso, também notaram que esses animais são “indicadores sensíveis” das mudanças no ecossistema marinho e sofrem de forma ampliada os efeitos da mudança climática. De acordo com estudos, feito, por meio de marcações subcutâneas de identificação eletrônica, percebeu-se que o aumento da temperatura dos mares afeta não só a oferta de alimentos perto da colônia de pinguins-reis das Ilhas Crozet, um arquipélago subantártico, como interfere no processo de acasalamento das aves. (Adaptado de: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u371815.shtml- 13/08/2008)
Sobre esse assunto é correto afirmar que:
(A) os pinguins, para sobreviverem nas vastas regiões descongeladas da Antártida, se adaptarão variando constantemente a temperatura corporal.
(B) os pinguins são dotados de penas, glândulas mamárias, bico e asas, as quais não servem para voar, mas sim para nadar, o que favorece a migração no degelo.
(C) as emissões de nitrogênio e enxofre são condições fundamentais para proteger o continente gelado e a saúde de todo o planeta.
(D) os pinguins são consumidores primários, e a gordura subcutânea atua na proteção contra as temperaturas baixas da água e do vento.
(E) com a mudança de temperatura e salinidade do oceano, os peixes e os camarões poderão desaparecer, os pinguins não terão forças para migrar para outras regiões e provavelmente morrerão de fome.


Comentários

Postagens mais visitadas