A HISTÓRIA DO HALLOWEEN E A TRADIÇÃO CELTA



A HISTÓRIA DO HALLOWEEN
"A Data de 31  de Outubro é mundialmente conhecida como "O dia das Bruxas ou Halloween", que é uma festa típica que acontece nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos.

Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos os Celtas e Druidas.

No século V  d.c, na Irlanda Céltica, o verão se concluía em 31 de outubro. O feriado era Samhain, o Ano novo Céltico, a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).

Mas os estudiosos dizem que o Halloween surgiu de uma versão encurtada de "All Hallows' Even"(Noite de Todos os Santos), a véspera do Dia de Todos os Santos (All Hallows' Day).

O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo.

Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis.

Era uma festa com vários nomes:
Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol.


Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte.

A brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar).
No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas (ou Finados aqui no Brasil), os cristãos iam de vila em vila pedindo
"soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha.

Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Acreditava-se que as almas permaneciam no
limbo por um  certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu.


HALLOWEEN NO BRASIL

No Brasil é chamado de Dia das Bruxas e sua celebração acontece no dia 31 de outubro.
Acredita-se que na passagem dessa noite as almas saem de seus túmulos e partem pelas ruas amedrontando todos aqueles que estão por perto.
O dia das bruxas se infiltrou em nossas comemorações de forma tímida, pois o Brasil, país que celebra as coisas boas da vida, não se vê em meio à festividade aos mortos.

Muitos nacionalistas dão créditos à influência do imperialismo cultural americano a vinda do halloween, assim, alguns brasileiros, localizados em São Luiz do Paraitinga (estado de São Paulo), decretou o dia 31 de outubro como o dia oficial do Saci Pererê em protesto à inclusão do Halloween.

As festas de Halloween no Brasil tem se tornado comuns, entre o público jovem, em clubes privados, salões particulares, fantasia com motivos de "horror", para comemorar "O Dia das Bruxas".


Símbolos típicos do Halloween com seus misticismos e significados:


Abóbora: Simboliza a fertilidade e a sabedoria.

A vela: Indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral.

O caldeirão: como mandaria a tradição os convidados devem
atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos deuses\espiritos

A vassoura: simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da energia negativa. Equivocadamente, pensa-se que ela servia para transporte das bruxas.

As moedas: devem ser recolhidas no final da festa para serem doadas aos necessitados.

Os bilhetes: com os pedidos, devem ser incinerados para que aquilo que é solicitado através da mensagem escrita seja mais rapidamente atendido, pois se elevará através do vento.

A aranha: simboliza o destino e os fios que tecem suas teias, o meio, o caminho e suporte para seguir em frente.

Os morcegos: simbolizam a clarividência, pois conseguem ver além das formas e das aparências, sem a necessidade da visão ocular assim captar as formas e as distâncias através de sua energia, emitindo sinais ultrasônicos.

O sapo: ligado à simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.

O gato preto: símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência, liberdade e harmonia com o Universo.




AS CORES

Laranja - Cor da vitalidade e da energia que gera força.
Os druidas acreditavam que nesta noite, passagem para o Ano Novo, espíritos de outros planos se aproximavam dos vivos para vampirizar a energia vital.

Preto - Cor do mestre, das vestes de muitos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes em geral.

Roxo - Cor da magia ritualística.

A celebração do Dia das Bruxas em 31 de Outubro, (festa dos druidas), sendo promovida por grupos neopagãos, assume o caráter de celebração ocultista.
.
Na celebração atual do
Halloween, podemos notar a presença de muitos elementos ligados ao folclore em torno da bruxaria.
As fantasias, enfeites e outros itens comercializados por ocasião dessa festa estão repletos de bruxas, gatos pretos, vampiros, fantasmas e monstros, no entanto isso não reflete a realidade pagã.




A TRADIÇÃO DO HALLOWEEN PELO MUNDO

A festa do Halloween faz referência ao dia de todos os Santos e, simultaneamente, ao dia de finados são mais difundidos em países de língua anglo-saxônica, os países de língua hispânica celebram o dia dos mortos e no Oriente Médio esse períé marcado pela tradição e crença popular.

Na
Espanha, assim como no Brasil, é comemorado o dia de todos os santos e de finados, a data destinada a esse evento é o dia 1° e 2 de novembro, no último as pessoas prestam homenagem aos mortos levando flores aos túmulos.

A
Irlanda é considerada o “berço” da tradição do Halloween, as pessoas comemoram construindo fogueiras (como o Lual), as crianças andam nas ruas exclamando o famoso “tricks or treats”, que em português significa  “doces ou travessuras”.

No
Mexico o dia 1° de novembro é o dia dos anjinhos, chamados de "Dia dos inocentes", é celebrada em memória das crianças mortas antes de serem batizadas.
O dia dos mortos (El dia de los Muertos) celebrado no dia 2 de novembro é bastante difundido no país, as pessoas festejam o dia levando aos túmulos tudo àquilo que o morto mais gostava.

Na Tailândia é realizada a festa Phi Ta Khon, celebrado com música e desfiles, juntos levam a imagem de Buda, segundo eles os vietinamitas fantasmas e espíritos circulam dentre os homens.

Os Romanos adotaram as práticas célticas, mas no ano I d.C. foi abandonada.
O Halloween foi levado aos Estados Unidos em 1840, pelos imigrantes irlandeses que fugiam da fome pelo qual seu país passava e passou ser conhecido como o Dia das Bruxas.

                                       

Travessuras ou Gostosuras? (Trick-or-treat)

A brincadeira de doces ou travessuras é originária de um costume europeu do século IX, chamado de souling (almejar). No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas (ou Finados aqui no Brasil), os cristãos pediam "soul cakes" (bolos de alma), feitos de pão com groselha. 

A ORIGEM CELTA

A origem do Halloween remete às tradições desse povo que habitou a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 900 a.C. e 600 d.C., a história está bastante distante das abóboras ou da famosa frase travessuras ou gostosuras, exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. 

Em sua origem, o Halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, que ia de 30 de outubro a 2 de novembro e marcava o fim do verão Celta (samhain significa literalmente "fim do verão" na língua celta).

O fim do verão era o ano novo dos celtas, uma data sagrada nesse período, o véu entre nosso mundo e o mundo dos mortos (ancestrais) e dos deuses (seres divinos) fica mais tênue. Por isso, o Samhain era comemorado com homenagens e honras aos que já partiram e também aos deuses da tribo. Para os celtas, os deuses também eram seus ancestrais, os primeiros de toda árvore geneológica.

Com o cristianismo, essa celebração se dividiu em duas: o Dia de Finados (homenagem aos ancestrais) e o Dia de Todos os Santos (homenagem aos seres divinos).

As entidades pagãs foram transformadas em santos católicos. O mais conhecido é o da deusa Brighid, que virou Santa Brígida, até hoje em dia muito cultuada na Irlanda.

Entre o pôr do sol do dia 31 de outubro e 1.º de novembro, ocorria à noite sagrada (hallowed evening, em inglês) que deu origem ao nome atual da festa: Hallowed Evening - Hallowe'en - Halloween.
A relação da data com as bruxas começou na Idade Média, na Inquisição, quando a Igreja condenava curandeiras e pagãos designados bruxos. Essa distorção se perpetuou e o Halloween, levado aos Estados Unidos pelos irlandeses (povo de etnia e cultura celta) no século XIX, ficou conhecido como Dia das Bruxas.
  
Atualmente, além das práticas de pedir doces e de se fantasiar inclusive no Brasil, encontramos celebrações à moda celta, com praticantes do druidismo e da wicca (bruxaria moderna).



RITUAL

Um ritual para a noite de 31/10 é acender uma vela na janela em homenagem a seus ancestrais, para que eles te inspirem e protejam. 
Muitos grupos se reúnem e meditam em volta de fogueiras (como um LUAL no campo ou na praia) para honrar seus mortos e seus deuses, com oferendas de frutas e flores, e terminam a festa compartilhando comida, bebida, música e dança. Algumas pessoas costumam deixar um lugar vazio à mesa, para que nele se “sente” um parente já falecido.



Comentários

  1. ADOREI
    Leticia Norran numero 25.. 9ano D

    ResponderExcluir
  2. Nossa .. Parece macumba .. Mas interessante .. Nathalia Godoy 9°D n° 29

    ResponderExcluir
  3. é bem assustador, esse realmente existir isso!! Nº23 9ºD

    ResponderExcluir
  4. Fiquei com medo mais foi interessante
    Eduarda felix n9 9 D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas