GABARITO 6º ANO - BLOCO 2 E 3 - PARTE 5

 


                                                                      GABARITO 6 ANO

                                                                   BLOCO 2 E 3 - PARTE 5


A imagem demarca os continentes da Terra, menos a Antártida


Ilhas

Uma ilha é qualquer pedaço de terra subcontinental cercada por água. Sua etimologia latina, insula, originou o adjetivo insular. As três ilhas mais populosas do mundo atualmente são Honshu, Britânia e Java, sendo que a maior em área é a Groenlândia. No Brasil se destacam por relevância geopolítica a ilha Antônio Vaz, do Recife, de Santa Catarina, de Vitória e do Marajó (todas com grande peso em seus estados e no caso das duas primeiras se vai além mesmo das divisas regionais).

Existem quatro tipos principais de ilha: ilhas continentais, ilhas oceânicas, ilhas fluviais e ilhas vulcânicas. Também existem algumas ilhas artificiais. As ilhas mais comuns são as sedimentares costeiras fluvio-marítimas pantanosas que se formam pela degradação do planalto:

- Ilhas continentais: situam-se próximas aos continentes, sendo ligadas a eles através da plataforma continental, como por exemplo Grã-Bretanha, Ilha de Man e Irlanda, entre outras;

- Ilhas oceânicas: são aquelas que se encontram em pleno oceano, distantes dos litorais continentais. São partes emersas de grandes cadeias de montanhas, como por exemplo as ilhas dos Açores e das Bermudas.

Diversas ilhas próximas umas das outras formam um arquipélago.

As maiores ilhas

- Austrália: Uma ilha que emerge da água somente durante a maré baixa é uma ilha visto que o conceito de ilha segue o mesmo princípio geofísico dos rios, ou seja, perene ou temporária (ainda em proto-formação sedimentar no sentido de se tornar acima do nível do mar a todo o tempo, mesmo numa era interglacial) é considerado "Continente".

- Groelândia: é, por definição, a maior ilha do mundo. Qualquer porção contínua de terra maior que a Groelândia. Ontologicamente não há uma separação entre os conceitos de "ilha" e "continente" a não ser a citada convenção: até o tamanho da Groenlândia é ilha, maior que isso é continente.

- Ilha do Bananal:  no estado brasileiro do Tocantins, é considerada a maior ilha fluvial do mundo.

- Ilha de Marajó: no estado brasileiro do Pará, é a maior ilha fluvial marinha do mundo.

-  Ilha Manitoulin: no lago Huron, é a maior ilha em lagos de água doce.

- Ilha Samosir: na Indonésia, é a maior ilha dentro de outra ilha.

 

Dez ilhas interessantes

1 – Cousine Island


Esta ilha é um dos lugares mais cobiçados no paraíso tropical do arquipélago de Seychelles. O Arquipélago é constituído de 115 ilhas diversas. É o visual perfeito. Imagine uma ilha que é a mistura da ilha de “Lagoa Azul” com a do Robinson Crusoé – Mas sem índios canibais! e a ilha onde Tom Hanks aprende a se virar como pode em “Naufrago”- e você terá Cousine Island. Acessível por helicóptero, iate ou lancha, esta pérola do Oceano Índico possui um resort com tudo, absolutamente tudo que você puder sonhar em querer. Obviamente, este luxo é para quem pode.

                                                                      2 -Necker Island


Se você tiver 47.000 dolares para gastar AO DIA, pode se hospedar na Ilha do Richard Brenson. Necker Island é uma maravilha. Comprada nos anos 70 por cerca de 10.000 dolares, a ilha fica no arquipélago das ilhas virgens Britânicas, no mar do Caribe. Pessoas do gabarito financeiro de Oprah e da Princesa Diana já ficaram hospedadas lá. 

3-Mnemba Island


Esta ilha é bem pequena. Fica no Oceano Índico e possui apenas uma milha de circunferência. Mas o visual, meu amigo, é qualquer coisa de espetacular! Cada praia de areias branquíssimas, servida por um mar estonteantemente quente e transparente, repleto de peixes e recifes de corais. Eleita uma das três mais românticas ilhas do mundo, Mnemba Island fica a poucos quilômetros de Zanzibar.

4- Ilha do Cacau


A Ilha do cacau fica nas Maldivas. Lembra? Isso mesmo. É aquele lugar que todo mundo sonha em ir um dia. As Maldivas dispensam apresentações. Basta abrir um guia de viagem em busca dos melhores resorts do planeta para descobrir que a maioria deles estão ali naquele arquipélago. Tradição é aquele monte de bangalô em palafitas sobre o mar cristalinamente azul.

5 – Palm Island


Se você pensa que precisa dar a volta ao mundo para achar as melhores ilhas, está enganado. Uma das melhores ilhas do planeta Terra está encravada no Caribe. Palm island. é tão sofisticada que possui um restaurante estrelado no Guia Michelin. O resto é a beleza natural: água cristalina e quente, areias branquíssimas, coqueiros e o pôr do sol. O interessante é que ela fica num país que pouca gente sabe que existe: São Vicente e Granadinas, que fica nas pequenas Antilhas. Dá uma lida aqui e tire uma onda com seus amigos mostrando que você é a fera em Geografia. Sabe quem é o chefe de estado desse país? A Rainha Elizabeth!

6 – Ilha da Tartaruga


Não preciso dizer mais que uma palavra para você saber o padrão da ilha: Fiji.

Fiji, o lugar mais longe ao qual você pode ir antes de começar a voltar. Fiji é maravilha pura. Perfeito para o encontro romântico, perfeito para surfar e quem ama mergulho. Engraçado que Fiji é como deveria ser a ilha de Lost (que é filmado no Havaí). Na ilha da tartaruga, mais de 500.000 árvores foram plantadas nos últimos 30 anos, o que faz o lugar parecer ainda mais sofisticado do que já é. Detalhe: Esta ilha não parece a ilha de lagoa azul. Ela É a ilha de Lagoa Azul. Foi filmado lá mesmo! Assim, não é necessário dizer muito mais, né?

7 -Musha Cay


Esta ilha é inacessível a todos os mortais, a menos que eles sejam amigos do dono, o famoso magico David Copperfield. Musha Cay fica a 85 milhas a sudeste de Nassau, nas Bahamas. A ilha é considerada por especialistas o melhor ponto de mergulho do mundo. Além das cinco edificações da ilha, David Copperfield diz que encontrou lá a Fonte da Juventude, uma nascente mítica que traria imortalidade a todos que dela bebessem. Como quase ninguém vai lá, e o pela-saco pseudomacho ainda está vivo, ficaremos sem saber se isso é mais uma conversa fiada de mágico ou não.

8 – Bora-Bora


Bora-Bora fica na Polinésia Francesa. Esta ilha é famosa por seus resorts de luxo, e o turismo de alto padrão. Mergulho, romance e até um relax à beira mar, desfrutando de um coquetel de frutas. É o que milhares de turistas afortunados vão buscar em Bora-Bora.

9 – Ilha de Trindade


Uma das mais interessantes ilhas da nossa costa, a Ilha de trindade é o ponto mais oriental do Brasil. Em contraste com as demais ilhas deste post, Trindade é uma ilha que praticamente não tem árvores nem florestas. Sua aparência é de extrema aridez, o que contrasta com a exuberância do mar que a circunda. A Ilha de Trindade não possui hotel, nem restaurante e tão pouco aceita visitantes. Há apenas uma pequena base da marinha por lá. Ela pertence ao estado do Espírito Santo e está a 1.167 quilômetros de Vitória. Não há muitas praias para lazer, e a costa é praticamente toda rochosa, com acesso dificílimo e perigoso. E na costa da ilha, a profundidade chega a 5.000 metros.

10- Fernando de Noronha


Fernando de Noronha é considerada por muitas pessoas o destino turístico mais cobiçado do Brasil em termos de ilha. Entender isso é fácil. Junte um mar exuberante com uma riquíssima fauna submarina, acrescente rochedos impressionantes, o céu azul maravilhoso e um ambiente de total receptividade.

O resultado é uma ilha idílica, que orgulha a todos os brasileiros de suas belezas naturais

 

Comentários

Postagens mais visitadas