GABARITO BLOCO 2 E 3 - 6º ANO - PARTE 8

 

GABARITO 6º ANO

BLOCO 2 E 3 - PARTE 8


Responda:

1-      O que é relevo?

O relevo é caracterizado pelo conjunto das diferenças de nível da superfície da crosta terrestre, resultantes de mudanças que em geral, ocorrem em processos que duram milhões de anos. Portanto, relevo é o conjunto de formação rochosa da superfície do planeta. 

2)      Quais os fatores responsáveis pela modelação do relevo?

O relevo é modelado por dois tipos de forças que atuam simultaneamente: as internas (endógenas) e as externas (exógenas).

Internas ou endógenas – São responsáveis pela criação do relevo. Origina-se da crosta da Terra ou do Manto (camada localizada abaixo da crosta). Os agentes endógenos são formados pelo tectonismo, o vulcanismo e os abalos sísmicos.

Externas ou exógenas – É o conjunto de elementos que modelam o relevo terrestre. É representado pelo intemperismo, que consiste num processo de modelação do relevo por meio dos fatores climáticos (chuva, temperatura, ventos e geleiras). O intemperismo pode ser classificado como físico e químico:

Intemperismo físico – as rochas sofrem mudanças no tamanho e no formato em função da variação da temperatura.

Intemperismo químico – a ação da água altera a composição química da rocha.  

3)  O relevo terrestre é resultante da atuação de dois conjuntos de forças denominadas agentes do relevo, que compreendem os agentes internos ou criadores do relevo e os agentes externos ou modificadores do relevo. Podemos considerar agentes internos e externos, respectivamente:

a) Tectonismo e intemperismo

b) Águas correntes e seres vivo

c) Vento e vulcanismo

d) Águas correntes e intemperismo

 4) O que são planícies?

É uma área geográfica caracterizada por superfície relativamente plana (pouca ou nenhuma variação de altitude). São encontradas, na maioria das vezes, em regiões de baixas altitudes. As planícies são formadas por rochas sedimentares.

5) O que são depressões?

As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. Quando esta região se situa numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de depressão absoluta. Quando são apenas mais baixas do que as áreas ao redor, são chamadas de depressões relativas. As crateras de vulcões desativados são consideradas depressões.

6) O que são montanhas?

As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acaba se elevando na superfície, formando assim as montanhas. 

7) O que é bacia hidrográfica?

Bacia hidrográfica (imagem esquemática abaixo) é o nome que dá a uma área drenada por um rio principal e seus afluentes.  Essa área, da bacia hidrográfica, está condicionada ao relevo do entorno do rio. As chuvas caem numa determinada região e descem das partes mais altas para as mais baixas, drenando as águas para dentro do rio.

8) Assinale qual das alternativas abaixo corresponde a uma das etapas do ciclo hidrológico que ocorre exclusivamente em áreas continentais.

a) Percolação

b) Evaporação

c) Precipitação

d) Umidificação

9) A solidificação é a passagem da água:

a) Do estado gasoso ao líquido.

b) Do estado sólido ao líquido.

c) Do estado sólido ao gasoso.

d) Do estado líquido ao sólido.

10) Os ciclos biogeoquímicos podem ser definidos como processos em que os elementos químicos circulam entre os seres vivos e o meio ambiente. Com o ciclo da água não é diferente e os seres vivos interferem ativamente no movimento cíclico dessa molécula.

Marque a alternativa que indica corretamente o nome do processo caracterizado pela perda de água pelas plantas na forma de vapor.

a) Respiração.

b) Transpiração.

c) Fotossíntese.

d) Gutação

11) A água é um elemento de fundamental importância para a vida de todas as espécies da natureza. Quais as principais contribuições da água para o ser humano?

A água é um elemento essencial para a manutenção da vida: cerca de 80% do nosso organismo é composto por água; ela é responsável pelo transporte de nutrientes em nosso organismo; é um regulador de temperatura corporal; auxilia na eliminação de substâncias tóxicas durante o metabolismo; participa de todas as reações químicas no organismo humano; ela participa de todos os processos fisiológicos de digestão, absorção assimilação e de excreção; auxilia na prevenção de doenças (cálculo renal, infecção urinária, etc.), ou seja, a água é vida.

12) Segundo uma organização mundial de estudos ambientais, em 2025, duas de cada três pessoas viverão situações de carência de água, caso não haja mudanças no padrão atual de consumo do produto.

Uma alternativa adequada e viável para prevenir a escassez, considerando-se a disponibilidade global, seria:

a) desenvolver processos de reutilização da água.

b) explorar leitos de água subterrânea.

c) ampliar a oferta de água, captando-a em outros rios.

d) captar águas pluviais.

13) A falta de água doce no planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida.

Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando:

a) a quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no planeta.

b) a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações.

c) a qualidade da água disponível, apenas no subsolo terrestre.

d) apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos.

14) A poluição da água aliada ao desperdício tem gerado vários problemas para a manutenção desse bem tão precioso. Com o intuito de contribuir para a qualidade e uso responsável da água, cite algumas possíveis atitudes a serem tomadas.

- Aproveitar as águas da chuva, armazenando-as de maneira correta, desligar o chuveiro ao ensaboar, e não tomar banhos demorados, fechar a torneira enquanto escova os dentes, acumular a roupa e lavar tudo uma vez,  aproveitar a água utilizada para lavar a roupa e reutilizá-la na limpeza da casa, lavar o carro utilizando baldes ao invés de mangueiras,  acabar com o pinga-pinga da torneira, reduzir o consumo doméstico de água potável,  não contaminar os cursos d’água, agir como consumidores conscientes e exigir que as empresas

 produzam detergentes e produtos de limpeza que diminuam a poluição do meio ambiente (biodegradáveis), evitar o desperdício, cuidando dos vazamentos de água, e não lavar as calçadas utilizando água potável, instalar aerador (peneirinha) nas torneiras da casa para reduzir a vazão de água.

15) Para começar, o que vem a ser um desastre natural?  

Um desastre natural acontece quando um fenômeno natural vítimas pessoas ou ocasiona danos à propriedade. Quando o acontecimento ocorre em áreas onde não há presença ou interesse humano, não pode ser classificado como desastre natural.

16) O que é terremoto?

Terremoto é uma vibração que ocorre na terra devido a deslocamento de rochas. Os terremotos mais fortes são ocasionados pelo movimento das placas tectônicas.

17) Como um terremoto pode ocasionar um tsunami?

Para que um terremoto ocasione um tsunami, é preciso que o epicentro do tremor esteja localizado no mar, e a magnitude deve ser acima de 7 pontos na escala Richter. Além disso, o movimento das placas tectônicas que originar o terremoto precisa ser reverso ou normal.

18) O que é um tsunami, afinal?

O termo “maremoto” está em desuso, tendo sido substituído por “tsunami”. Ele era entendido como um tremor nas placas tectônicas que se encontravam no fundo do mar, ocasionando ondas gigantes. Hoje, sabe-se que este tremor se trata de um terremoto com foco no oceano. Para que não houvesse confusão entre os fenômenos, o termo “tsunami” passou a designar a chamada “onda gigante”.

19) O aquecimento global pode ser encarado como um desastre natural?

O aquecimento global em si não se configura como um desastre natural, mas as consequências causadas por ele sim. Com o derretimento das calotas polares, por exemplo, o nível do mar subiria, deixando boa parte da população que vive em áreas costeiras desabrigada.

20) Que grandes catástrofes ambientais marcaram a década?

É preciso lembrar do tsunami na Ásia em 2004, que deixou quase 250 mil mortos. O acontecimento foi um marco para a questão da preocupação ambiental. Nos últimos tempos, o terremoto em Porto Príncipe, no Haiti, também espalhou uma onda de destruição. Ainda este ano, o Chile e o Japão também sofreram com terremotos.

 


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