GABARITO BLOCO 3 - 8º ANO

 

3º BLOCO DE ATIVIDADES

8º ANO

 

COMENTE:

1)    Movimentos sociais na américa Latina

R: Os movimentos sociais são característicos de uma sociedade plural, que se constrói em torno do embate político por interesses coletivos e/ou individuais. Assim sendo, a organização de indivíduos em prol de uma causa é uma característica de uma sociedade politicamente ativa.

Os movimentos sociais são ações coletivas mantidas por grupos organizados da sociedade que visam lutar por alguma causa social. Os movimentos sociais são de extrema importância para a formação de uma sociedade democrática ao tentarem possibilitar a inserção de cada vez mais pessoas na sociedade de direitos.

Os movimentos sociais são, portanto, educativos, mais precisamente, ao questionarem as estruturas sociais por meio de suas ações, lutas, organização coletiva. Ao colocarem as pessoas em movimento, em outras circunstâncias e relações, possibilitam alterar a direção da educação.

Assim, é possível afirmar que os movimentos sociais são fortíssimos instrumentos de participação popular na composição das políticas públicas e consolidação da democracia. Isso ocorre porque as contradições que alimentam os movimentos sociais também permeiam todo o sistema jurídico.

Os principais movimentos sociais no Brasil – As ações coletivas mais conhecidas no Brasil são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres.

2)    -Comparar as características culturais de diferentes Países do continente americano.

R: Possui uma área de mais de 42.500 quilômetros quadrados de extensão, tendo mais de 1 bilhão de habitantes que fazem deste continente o segundo maior, perdendo apenas para a Ásia. A América possui 35 países independentes e 16 colônias em sua composição.

Ainda de maneira geral, possui um relevo que conta com duas grandes cadeias montanhosas, sendo que a primeira chamada de Montanhas Rochosas, situada ao norte do continente, e a segunda é chamada de Cordilheira dos Andes, situada no sul das Américas. Essas cadeias foram originadas a partir do contato de placas tectônicas.

Além desses, possui outros tipos de relevo, como planaltos: Guiano Central Brasileiro, da Patagônia, Escudos Canadenses e Montes Apalaches e ainda planícies e depressões em diversas partes de sua extensão.

Ao considerar as características principais do continente americano, é preciso destacar que é o único presente em três hemisférios diferentes, sendo cortado pela Linha do Equador, Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio e, por isso, também abriga todas as zonas térmicas da Terra em sua extensão.

Curiosidades do Continente Americano

- O Chile é o país com o maior número de vulcões em todo o mundo;

- O deserto mais árido do mundo está no Chile;

- Além do Chile, o Equador é o único país que não faz fronteira com o Brasil;

- Uma tartaruga gigante de Galápagos pode viver até 176 anos;

- O ar nos Galápagos é tão salino que os objetos de metal se corroem em pouquíssimo tempo;

- A Colômbia é um grande produtor de flores;

- O Acre brasileiro já pertenceu à Bolívia;

- O maior depósito de sal a céu aberto do mundo está na Bolívia e se chama Uyuni;

- O lago Titicaca, situado na fronteira entre a Bolívia e a Bolívia, é considerado o lago navegável mais alto do mundo, há cerca de 3 821 metros de altitude;

moeda peruana se chama novo sol;

- A maior cachoeira do mundo está na Venezuela e se chama Salto Angel.

    3) O movimento negro Brasileiro e sua importância Global.

R: O movimento negro no Brasil corresponde a uma série de movimentos realizados por pessoas que lutam contra o racismo e por direitos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, em seu primeiro artigo, diz que "todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. "

O que denominamos movimento negro é, na verdade, um conjunto de movimentos sociais que lutam contra o racismo e pela igualdade social e de direitos entre negros e brancos, sobretudo no mundo ocidental, marcado pela escravização de povos africanos.

Desde o século XIX, vários movimentos surgiram em defesa da igualdade de direitos civis, contra a escravidão e contra o racismo. A maior parte desses movimentos concentrou-se em países americanos e na África do Sul, por conta da escravização (nas Américas) e do imperialismo inglês e do apartheid (na África do Sul). No século XX, os movimentos ramificaram-se, desenvolvendo pautas de lutas sociais distintas de acordo com as necessidades da população negra local.

Luta pela igualdade racial no Brasil

No Brasil, apesar de não haver um sistema oficial de segregação racial, o racismo causa a segregação social desde o fim da escravidão. Aqui, a luta do movimento negro foi inspirada por personalidades, como Zumbi e Dandara dos Palmares, lideranças no maior quilombo já registrado em nossa história. Também foi um nome de extrema importância o advogado, jornalista, escritor e abolicionista negro Luís Gama.

No século XX, o movimento negro contou com forte atuação de pessoas, como: o artista, escritor, político e ativista Abdias do Nascimento; e a Iyalorixá (mãe de santo, líder de terreiro de candomblé) Mãe Menininha do Gantois, que defendeu o culto do candomblé e conquistou a admiração de artistas que deram mais visibilidade à importância de preservar-se as religiões de matriz africana.

Comentários

Postagens mais visitadas