GABARITO BLOCO 4 - 6º ANO

 

GABARITO BLOCO 4

6º ANO

 

PESQUISA:

- Dentro das normas técnicas da ABNT

tema: A VEGETAÇÃO DA TERRA

 

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “SIRANA KOUKDJIAN”

 

 

 

 

 

 

A VEGETAÇÃO DA TERRA

 

                          

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aluno

Série

Disciplina

 

 

 

 

Aluno:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nome escolhido pelo aluno (título)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Professor:

Disciplina:

 

 

 

 

Mês\ano

 

 

 

SUMÁRIO

 

- Os tipos de vegetação encontrada no planeta e sua

localização .................................................................................... pg.04 e pg.05

- Os remédios naturais e a sustentabilidade ................................. pg.05 à pg.07

- Os problemas ambientais no campo .......................................... pg. 07 e pg.08

- Conclusão ................................................................................... pg. 09

- Bibliografia .................................................................................. pg. 10

-

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A  VEGETAÇÃO

 

a)    Descreva os tipos de vegetação encontrada no planeta e sua

localização.

 

O deserto, estepe, floresta de coníferas, floresta temperada, floresta tropical, savana e tundra são alguns dos tipos de vegetação no mundo.

Vegetação é caracterizada como o conjunto de plantas de uma determinada região. Em razão da diversidade climática da Terra, com destaque para a variação da temperatura e umidade, existem coberturas vegetais distintas.

Os principais tipos de vegetação são: deserto, estepe, floresta de coníferas, floresta temperada, floresta tropical, savana, tundra, vegetação de montanha e vegetação mediterrânea.

Deserto: é a vegetação típica de regiões semiáridas, áridas e hiperáridas. A quantidade de chuva é baixíssima, fato que impossibilita o desenvolvimento de vida animal e de vegetação na maior parte dos desertos.

Estepe: o clima predominante é o temperado continental, comum na região central da América do Norte, centro-sul da América do Sul, Ásia Central, leste da Austrália e sul da África. A cobertura vegetal é composta por gramíneas e arbustos de pequeno porte.

Tundra: é a vegetação predominante no extremo norte do Hemisfério Setentrional. A vegetação é composta basicamente por capim e junco. Apresenta baixas temperaturas.

Floresta coníferas: comum das regiões de temperaturas baixas, cujo clima é continental frio ou polar. A maioria das árvores tem folhas em forma de agulha, sendo uma forma de não acumular neve, como, por exemplo, o pinheiro.

Floresta temperada: vegetação típica de regiões de clima temperado, apresentando as quatro estações do ano bem definidas: primavera, verão, outono e inverno. As principais espécies vegetais são carvalhos, faias e bordos.

 

 

4

 

 

 

Floresta tropical: compreende as regiões próximas à linha do Equador. A temperatura média, a umidade e a quantidade de chuvas são bastante elevadas. A fauna e a flora são diversificadas, como o que ocorre na floresta Amazônica, que é a maior floresta tropical do mundo.

Savana: também conhecida como cerrado, esse tipo de vegetação é comum na porção central da América do Sul, norte da América Central, além de áreas da Austrália e do continente africano. As árvores são de pequeno porte e têm o caule torto.

Vegetação de montanha: como o próprio nome diz, essa vegetação é comum em pontos elevados, tais como os Andes, Himalaia, entre outras regiões montanhosas. A vegetação é pouco diversificada, visto que o clima não é propício para o seu desenvolvimento.

Vegetação mediterrânea: a vegetação é composta por árvores de pequeno porte, como, por exemplo, oliveiras e sobreiros.

 

b)    Os remédios naturais e a sustentabilidade

 

Ao longo das décadas, a Ciência se desenvolveu e começou a validar cada um desses princípios. Como você verá a seguir, atualmente eles são recomendados por médicos e profissionais de saúde que não têm qualquer relação com essa denominação religiosa. Se adotados, eles restauram o equilíbrio do organismo, favorecendo o bom funcionamento dos diferentes sistemas. O resultado é saúde física e mental.

Os remédios naturais são conhecidos por serem excelentes para tratar algumas enfermidades, sem recorrer as farmácias. Normalmente, as plantas que podem ajudar a diminuir a enxaqueca são as que possuem propriedades analgésicas e/ou calmantes, usadas em forma de chás ou compressas.

O grande benefício dessas soluções é que elas não possuem efeitos colaterais ou contraindicações. Entretanto, para que funcionem, devem ser administradas assim que os sintomas aparecerem.

É necessário salientar que no caso de as enxaquecas serem recorrentes, e perdurarem por um longo período, é imprescindível procurar um médico.

 

5

 

 

 

 

Confira algumas opções de remédios naturais:

 

1-        Suplemento natural de girassol

O composto é rico em magnésio, que ajuda a combater os sintomas de enxaqueca. Com 60 g de sementes de girassol e meio litro de água, coloque as sementes de girassol em um tabuleiro e leve ao forno até que fiquem ligeiramente douradas e secas. A seguir, ferva a água e acrescente as sementes deixando descansar por 20 minutos. Deixe esfriar, coe e beba. Tome 3 vezes por dia enquanto os sintomas persistirem.

2-        Alfazema

Pode ser consumido em forma de chá ou usado em compressas sobre a testa.

Com 10 gramas de folhas de alfazema e meio litro de água já é possível fazer a receita. Deposite as folhas de alfazema na água e deixe ferver, após repousar por 10 minutos, coe e beba ainda morno. São indicadas 3 xícaras do chá diárias, enquanto os sintomas persistirem.

3-        Chá de Dong Quai

Uma boa solução para enxaqueca é o dong quai (também conhecida como angélica chinesa), também utilizada para regularizar o ciclo menstrual e amenizar sintomas da menopausa.

Tipos de sucos que ajudam a desintoxicar e a queimar gordura 15 gramas de raiz de dong quai e 1 xícara e meia de água são mais do que o suficiente para a preparação. Basta colocar a raiz na água fervida e, em seguida, deixar o preparo repousar por 30 minutos. Depois é só coar, e beber de 2 a 3 xícaras diariamente.

4-        Chá de Ulmária

A Ulmária nada mais é do que uma planta medicinal com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Para preparar o chá basta 2 colheres (de sopa) de ulmária e 2 xícaras de água. Coloque a ulmária na água e espera ferver. Depois é só esperar ferver, coar e beber de 2 a 3 xícaras do chá no dia.

 

 

 

6

 

 

 

5-        Chá de camomila com laranja

As propriedades da planta amenizam a enxaqueca e de uma maneira geral acalmam. Esta é a receita que demanda mais ingredientes, precisando de: 2 copos de água; 2 laranjas picadas, inclusive com as cascas; 1 punhado de camomila seca; 6 folhas de louro e 1 limão. O processo de preparo do chá é simples: ferva a água e, depois, acrescente os outros ingredientes secos. Ferva por mais 2 minutos e, então, acrescente o suco de 1 limão. Depois de pronto, basta coar e beber o preparo ainda morno.

Sustentabilidade:

O processo de sustentabilidade envolve entender os impactos dos nossos produtos e resíduos, bem como as dependências que temos dos recursos. É a famosa conta do que entra e do que sai. Ao entender essa equação, é possível perceber se o consumo se sustentará ao longo do tempo ou se depreciará. As ações de sustentabilidade devem tentar garantir o equilíbrio dessa conta.

Sustentabilidade ambiental remete a ideia de utilizar algo sem esgotar sua capacidade de ser consumida por outras pessoas no futuro, considerando os limites do nosso planeta.

 

c)    Os problemas ambientais no campo

 

A agropecuária é o conjunto das atividades ligadas à agricultura e à pecuária. Apresenta grande importância para a humanidade e para a economia, visto que sua produção é destinada ao consumo humano e para a venda dos produtos obtidos. No entanto, vários problemas ambientais estão sendo desencadeados em virtude da expansão da agropecuária e da utilização de métodos para o cultivo e criação de animais.

O desmatamento é uma prática muito comum para a realização da agropecuária. A retirada da cobertura vegetal provoca a redução da biodiversidade, extinção de espécies animais e vegetais, desertificação, erosão, redução dos nutrientes do solo, contribui para o aquecimento global, entre outros danos.

 

 

 

7

 

 

 

As queimadas, método muito utilizado para a retirada da vegetação original, intensificam a poluição atmosférica, além de reduzirem os nutrientes do solo, sendo necessário usar uma quantidade maior de produtos químicos (fertilizantes) durante o cultivo de determinados alimentos, fato que provoca a poluição do solo.

Outro agravante é a utilização de agrotóxicos (inseticidas e herbicidas), que contaminam o solo, o lençol freático e os rios. Esses produtos, destinados à eliminação de insetos nas plantações, infiltram-se no solo e atingem as águas subterrâneas. As águas das chuvas, ao escoarem nessas plantações, podem transportar os agrotóxicos para os rios, causando a contaminação da água.

Na pecuária, além da substituição da cobertura vegetal pelas pastagens, outro problema ambiental é a compactação do solo gerada pelo deslocamento dos rebanhos. O solo compactado dificulta a infiltração da água e aumenta o escoamento superficial, podendo gerar erosões. Esses animais, através da liberação de gás metano, também contribuem para a intensificação do aquecimento global.

Portanto, diante da necessidade de produzir alimentos para atender a demanda global e ao mesmo tempo preservar a natureza, é necessário que métodos sustentáveis sejam implantados na agropecuária, de forma a reduzir os problemas ambientais provocados por essa atividade. O pouso, por exemplo, é uma técnica que visa o “descanso” do solo até que haja a recuperação da sua fertilidade.

A agricultura sustentável é um conceito usado para definir a relação entre as práticas da agricultura e as de sustentabilidade. Dessa forma, a atividade econômica da agricultura permite respeitar o meio ambiente, ao mesmo tempo, em que garante sua viabilidade financeira, obtendo maior equilíbrio entre ambas as partes.

As práticas sustentáveis na agricultura envolvem aumentar a produtividade, associar a produção com áreas florestais, diminuir o uso de adubos químicos, fertilizantes e pesticidas nas plantações, criar formas de reuso da água da chuva para alimentar o sistema de irrigação da fazenda, usar fontes de energia limpa, dentre outras.

 

 

 

8

 

 

 

 

CONCLUSÃO

 

- Resposta pessoal (o aluno descreve o que aprendeu com a pesquisa e porque devemos preservar rios, mares, terra e florestas)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9

 

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

 

- Neste espaço o aluno indica os sites, livros, revistas ou jornais que colaborou para efetivar sua pesquisa.

 

EXEMPLO:

- Sites:

* www, uol.com.br\educaçao

* www.sogeografia.com.br

 

- Livros:

- Geografia no mundo – 6º ano – editora Ática (capítulo 8 – Vegetação da Terra).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10

 

 

 

 

 

 

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

Rede de conexões:

- O que você entende por rede de conexões? Explique

R: Redes de conexão são uma maneira de interligar sistemas de computação (que podem ser equipamentos, bases de dados), em pontos distantes entre si.

Existem vários tipos de redes de conexão, mas dentre as mais comuns,  temos a banda larga, que é muito utilizada para a conexão de residências e outras organizações com a internet; a rede privada virtual, que fornece uma conexão segura através de infraestruturas públicas e as redes dial-up, que utilizam as linhas telefônicas para executar as ligações de rede.

- Quais redes sociais você utiliza com frequência? Explique cada uma delas.

R: Redes sociais são facilitadores de conexões sociais entre pessoas, grupos ou organizações que compartilham dos mesmos valores ou interesses, interagindo entre si. Esse conceito foi ampliado com a Internet e a criação das mídias sociais, como Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.

* Facebook é uma rede social lançada em 2004. O Facebook foi fundado por Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin, Andrew McCollum, Dustin Moskovitz e Chris Hughes, estudantes da Universidade Harvard. O Facebook é gratuito para os usuários e gera receita proveniente de publicidade, incluindo banners e grupos patrocinados.

* O Instagram é uma rede social onde são partilhados vídeos e fotografias entre os seus utilizadores. Ao partilhar essas fotografias, os utilizadores podem aplicar vários filtros nas suas fotografias (por exemplo, poderão ficar a preto e branco, em sépia, entre outros filtros). Inicialmente era só permitida a publicação de vídeos curtos (15 segundos), mas agora já podem ser publicados vídeos de aproximadamente 1 minuto.

* Twitter é uma rede social que oferece um espaço de 140 caracteres para o usuário postar sua mensagem. Também conhecido como microblogging, devido ao seu pouco espaço disponível para postagem de informação. O Twitter ganha cada vez mais adeptos na internet. Ao usar o Twitter de forma inteligente, você pode fazer parte das conversas mais relevantes no mundo online quando elas acontecem. Já as empresas podem aprofundar a confiança dos seus clientes e construir seu nome dentro do Twitter.

* TikTok é uma comunidade de videos global. Com TikTok criar videos curtos se tornou ainda mais facil. Grave e edite seus próprios videos com nossos efeitos especiais, filtros, stickers e muito mais. Depois é só compartilhar com o mundo seu talento.

- Imagens são opcionais.

 

PROJETO DE VIDA:

- Elabore seu caminho de projeto de vida com colagens (jornais/revistas/desenhos) onde descreva seu percurso para realizar seu objetivo para a vida adulta e profissional.

 

EXEMPLO:



Comentários

Postagens mais visitadas