GABARITO BLOCO 4 - 7º ANO

                                              

GABARITO BLOCO 4

7º ANO

 

PESQUISE:

Tema: A EXPANSÃO ECONÔMICA E A OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

1-        Parque do Xingu.

2-        Construção de Brasília.

3-        A cafeicultura e a organização do espaço.

 

CAPA:

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “SIRANA KOUKDJIAN”

 

 A EXPANSÃO ECONÔMICA E A OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

 

Aluno:

Série:

Disciplina:

 

CONTRA CAPA:

Aluno:

 

TÍTULO DIRECIONADO PELO ALUNO

Disciplina:

Professor:

Mês\ano

Próxima página- SUMÁRIO: COLOCAR OS SUBTÍTULOS DA PESQUISA E A NUMERAÇÃO DAS PÁGINAS DE CADA ESPAÇO.

 

 

 

 

Parque do Xingu

O Parque Indígena do Xingu, anteriormente Parque Nacional Indígena do Xingu, é uma terra indígena brasileira,[1] considerada a maior e uma das mais famosas reservas do gênero no mundo.

Histórico

O parque foi criado em 1961 pelo então presidente brasileiro Jânio Quadros, tendo sido a primeira terra indígena homologada pelo governo federal. Seus principais idealizadores foram os irmãos Villas Bôas, mas quem redigiu o projeto foi o antropólogo e então funcionário do Serviço de Proteção ao Índio, Darcy Ribeiro.

Área

A área do parque, que conta com 2 642 003 hectares está situada no norte do estado de Mato Grosso, numa zona de transição entre os biomas de cerrado e amazônico. A região, toda ela plana, onde predominam as matas altas entremeadas de cerrados e campos, é cortada pelos formadores do Rio Xingu, e pelos seus primeiros afluentes da direita e da esquerda. Os cursos formadores são os rios Kuluene, Tanguro, Kurisevo e Ronuro, o Kuluene assume o nome de Xingu a partir da desembocadura do Ronuro, no local conhecido pelos indígenas como Mÿrená (Morená). Os afluentes são os rios Suiá Miçu, Maritsauá Miçu, Auaiá Miçu, Uaiá Miçu e o Jarina, próximo da cachoeira de Von Martius.

História

Localização do Parque Indígena do Xingu no Brasil

O Parque Indígena do Xingu é considerado a maior e uma das mais famosas reservas do gênero no mundo. Criado em 1961, durante o governo de Jânio Quadros, foi resultado de vários anos de trabalho e luta política, envolvendo os irmãos Villas Bôas, ao lado de personalidades como o Marechal Rondon, Darcy Ribeiro, Noel Nutels, Café Filho e muitos outros.

Em mais de meio século de existência, o Xingu passou por diversas mudanças que coincidem com a história da questão indígena nas últimas décadas. No início, a filosofia aplicada pelos Villas Bôas visava a proteger o índio do contato com a cultura dos grandes centros urbanos. Na época, por exemplo, não era permitido nem usar chinelos ou andar de bicicleta, para que nada mudasse no cotidiano da comunidade.

A criação do parque foi uma das consequências da Expedição Roncador-Xingu e da chamada "Marcha para o Oeste", movimento planejado sob o governo de Getúlio Vargas para conquistar e desbravar o coração do Brasil. Iniciada em 1943, o desbravamento adentrou a região central do Brasil, desvendou o sul da Amazônia e travou contato com diversas etnias indígenas ainda desconhecidas.

A liderança dos irmãos Villas Bôas transformou o caráter militarista da Marcha para o Oeste. Baseada na filosofia do Marechal Rondon de "morrer se preciso for matar nunca", o que seria meramente uma missão potencialmente violenta, tornou-se uma expedição de contato, pacificação e respeito para com os diversos povos indígenas da região centro-oeste brasileira. Um trabalho reconhecido em todo mundo como um dos mais importantes para a preservação da diversidade das pessoas.

 

Tribos e patrimônio cultural

 

- Aldeia camaiurá no Parque Indígena do Xingu

Atualmente, vivem, na área do Xingu, aproximadamente, 5 500 índios de quatorze etnias diferentes pertencentes aos quatro grandes troncos linguísticos indígenas do Brasil: caribe, aruaque, tupi e macroiê.

Criado o Parque Nacional do Xingu, posteriormente denominado Parque Indígena do Xingu, em 1961, Orlando Villas Bôas foi nomeado seu administrador-geral. No exercício dessa função, pôde melhorar a assistência aos índios, garantir a preservação da fauna e da flora da região e reaparelhar os postos de assistência. Ainda como administrador do parque, Orlando Villas Bôas favoreceu a realização de estudos de etnologia, etnografia e linguística a pesquisadores não apenas nacionais como de universidades estrangeiras. Autorizando, ainda, a filmagem documentária da vida dos índios, deu margem a um valioso acervo audiovisual.

 

Construção de Brasília.

A construção de Brasília foi a concretização de um projeto nacional que existia desde o século XIX, cujo intuito era o de levar a capital do nosso país para o planalto central. Essa obra aconteceu entre 1957 e 1960 e foi viabilizada pelo governo de Juscelino Kubitschek.

Juscelino idealizou a construção de Brasília para que fosse a síntese perfeita do seu plano de modernização do Brasil. Durante as obras, o presidente não poupou recursos para que a cidade projetada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa fosse erguida. Os trabalhadores que a fizeram ficaram conhecidos como candangos. A cidade foi inaugurada em 21 de abril de 1960.

A construção de Brasília foi o evento mais simbólico do referido projeto de desenvolvimento econômico brasileiro, o qual procurava investir pesadamente em áreas entendidas como estratégicas. Esse projeto fazia parte de uma concepção de um novo Brasil.

Como foi a construção de Brasília?

Afirma-se que o ponto de partida para que Juscelino Kubitschek construísse uma nova capital para o Brasil deu-se durante a sua campanha eleitoral. Em 1955, em um comício realizado em Jataí, cidade no estado de Goiás, Juscelino foi questionado por um eleitor chamado Antônio Soares Neto sobre a construção de uma nova capital em cumprimento da Constituição.

A resposta de Juscelino foi a de afirmar que ele obedeceria à Constituição e que colocaria em prática o projeto. Essa história é geralmente contada para explicar onde e quando nasceu essa ideia em JK. Quando ele assumiu a presidência, o projeto de construir Brasília foi levado ao Congresso e aprovado em 19 de setembro de 1956.

 

Cafeicultura e organização do espaço

 

Construção de ferrovias para escoar a produção, integrando cidades;

O intenso crescimento das cidades, acelerando a urbanização;

Aumento populacional com migrações internas e externas, principalmente os italianos;

O aumento do número de casas comerciais e financeira na cidade de São Paulo.

As primeiras plantações de café foram cultivadas no Rio de Janeiro, depois, a cafeicultura expandiu-se para São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Mato Grosso do sul (Mato grosso do Sul e Paraná não pertence ao sudeste brasileiro).

Porém nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro a atividade prosperou, exportando o produto para vários países europeus e para os EUA (Estados Unidos da América).

Nesse período, eram utilizados escravos como mão de obra, e a estrutura fundiária era baseada no latifúndio monocultor.

Todo o ciclo do café, assim como as plantações e a maneira como a cafeicultura exerceram a importante atividade na economia nacional, transformaram a região Sudeste na principal produtora de café e fez com que a região atingisse a categoria de principal centro econômico e político do Brasil.

A cafeicultura promoveu, basicamente, a implementação das primeiras indústrias no Brasil na Era Mauá, que foi responsável pela criação de ferrovias por quase toda a região sudeste, facilitando o comércio interno do café.

Próxima página: Conclusão (o aluno deve expor seu entendimento isto é o que aprendeu sobre a pesquisa)

Próxima página: Bibliografia (o aluno coloca neste espaço os sites, livros e suas páginas e editora que pesquisou)

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

Rede de conexões:

- O que você entende por rede de conexões? Explique

R: Redes de conexão são uma maneira de interligar sistemas de computação (que podem ser equipamentos, bases de dados), em pontos distantes entre si.

Existem vários tipos de redes de conexão, mas dentre as mais comuns,  temos a banda larga, que é muito utilizada para a conexão de residências e outras organizações com a internet; a rede privada virtual, que fornece uma conexão segura através de infraestruturas públicas e as redes dial-up, que utilizam as linhas telefônicas para executar as ligações de rede.

- Quais redes sociais você utiliza com frequência? Explique cada uma delas.

R: Redes sociais são facilitadores de conexões sociais entre pessoas, grupos ou organizações que compartilham dos mesmos valores ou interesses, interagindo entre si. Esse conceito foi ampliado com a Internet e a criação das mídias sociais, como Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.

* Facebook é uma rede social lançada em 2004. O Facebook foi fundado por Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin, Andrew McCollum, Dustin Moskovitz e Chris Hughes, estudantes da Universidade Harvard. O Facebook é gratuito para os usuários e gera receita proveniente de publicidade, incluindo banners e grupos patrocinados.

* O Instagram é uma rede social onde são partilhados vídeos e fotografias entre os seus utilizadores. Ao partilhar essas fotografias, os utilizadores podem aplicar vários filtros nas suas fotografias (por exemplo, poderão ficar a preto e branco, em sépia, entre outros filtros). Inicialmente era só permitida a publicação de vídeos curtos (15 segundos), mas agora já podem ser publicados vídeos de aproximadamente 1 minuto.

* Twitter é uma rede social que oferece um espaço de 140 caracteres para o usuário postar sua mensagem. Também conhecido como microblogging, devido ao seu pouco espaço disponível para postagem de informação. O Twitter ganha cada vez mais adeptos na internet. Ao usar o Twitter de forma inteligente, você pode fazer parte das conversas mais relevantes no mundo online quando elas acontecem. Já as empresas podem aprofundar a confiança dos seus clientes e construir seu nome dentro do Twitter.

* TikTok é uma comunidade de videos global. Com TikTok criar videos curtos se tornou ainda mais facil. Grave e edite seus próprios videos com nossos efeitos especiais, filtros, stickers e muito mais. Depois é só compartilhar com o mundo seu talento.

- Imagens são opcionais.

 

PROJETO DE VIDA:

- Linha do tempo para sua profissionalização.



Comentários

Postagens mais visitadas