A LENDA DO ALECRIM





ALECRIM, BOM PARA A MEMÓRIA, O BOM HUMOR, A LONGEVIDADE.






O alecrim (Rosmarinus officinalis) é um arbusto de folhas pontudas e flores miudinhas, cheiroso que só, originário da região mediterrânica, ocorrendo de forma espontânea, em terrenos calcários, entre 0 e 1500 m de altitude. O seu nome em latim, rosmarinus, significa “orvalho do mar” e era assim que os romanos o sentiam, por seu aroma penetrante, suave, envolvente e curativo.
Uma planta antiga, cujo uso culinário, medicinal e religioso, permeia as culturas de todos os povos mediterrânicos e, que chegou no Brasil, pela mão dos portugueses, na colonização. É fácil de cultivar por estacas de 10 a 15 cm, que se cortam dos ramos mais grossos, deixando sem folhas a parte que vai na terra. As estacas podem ser colocadas diretamente na terra. O alecrim é uma erva rústica, que tolera a seca relativa e não é suscetível a pragas, mas não gosta de ser podado antes dos 2 anos de idade. Depois disso, admite podas e até topiaria, sem problemas.

Flor
A flor do alecrim é muito procurada pelas abelhas que, com seu néctar produzem um mel de qualidade e sabor peculiares.

Medicina
Na medicina popular o alecrim é associado, há séculos, à manutenção da boa memória, fato esse que vem sendo estudado pelo médico Chris Van Tulleken, como afirma a BBC. Segundo um de seus estudos, o alecrim é um preservador da memória futura, que é o “lembrar de lembrar”. E os testes comprovaram uma melhor memória futura nas pessoas que estavam na sala onde havia “cheiro de alecrim” assim como, na posterior análise do sangue dos voluntários, se encontraram traços dos elementos químicos contidos no alecrim, que entraram na corrente sanguínea, absorvidos pela inalação do seu aroma.
Mas, não só a memória que é influenciada pelo alecrim. Os antigos ensinam que ter uma planta de alecrim dentro de casa é um excelente propiciador de “bom humor” que é derivado da inalação dos seus óleos aromáticos.

História
Nos dados de 1300, uma rainha da Hungria, Isabel, usava um tônico, criado por ela, de alecrim em álcool que, segundo a lenda transmitida pelos séculos, tinha o poder de dar longevidade a quem o consumisse, mantendo a aparência jovem e prevenindo doenças.
Então, vale a pena você ter alecrim em casa em vaso ou no jardim e tomar um chazinho gostoso, de vez em quando, para animar, para relaxar, para estudar.
  
Dica de receita
O alecrim combina demais com batata ao forno (leve ao forno as batatas lavadas e cortadas em quadrados pequenos com 2 ou 3 dentes de alho inteiros e tantas "agulhas" de alecrim, até dourarem, regadas de sal e azeite de oliva.)
Alecrim também é maravilhoso com grão-de-bico cozido na panela de pressão, depois de ter ficado 12 horas de molho, com um fio de azeite e alho a vontade. Coloque um outro abundante fio de azeite antes de servir. Abuse desta especiaria.


Lenda Alecrim



Dizem que quando a Sagrada Família fugiu para o Egito com Maria levando em seus braços o menino Jesus, as flores do caminho iam se abrindo à medida que eles passavam por elas. O lilás ergueu seus galhos orgulhosos e emplumados, o lírio abriu seu cálice. O alecrim, sem pétalas nem beleza, entristeceu lamentando não poder agradar o menino.
Cansada, Maria parou à beira do rio e, enquanto a criança dormia, lavou suas roupinhas. Em seguida, olhou a seu redor, procurando um lugar para estendê-las.
 - O lírio quebrará sob o peso, e o lilás é alto demais.
 Colocou-as então sobre o alecrim e ele suspirou de alegria, agradeceu de coração a nova oportunidade e as sustentou ao Sol durante toda a manhã.
 - Obrigada, gentil alecrim! - disse Maria.
 - Daqui por diante ostentarás flores azuis para recordarem o manto azul que estou usando. E não são apenas flores te dou em agradecimento, mas todos os galhos que sustentaram as roupas do pequeno Jesus serão aromáticos. “Eu abençoo folha, caule e flor, que a partir deste instante terão aroma de santidade e emanarão alegria.” 

10 benefícios do alecrim para a saúde
O  alecrim, originário da região do Mediterrâneo, é uma das ervas mais completas em termos de benefícios à saúde. Devido às suas propriedades, ele já se tornou frequente objeto de estudo de cientistas.
Também chamada de erva da alegria, seus óleos essenciais favorecem a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem estar. Ele é muito utilizado como aromatizante de ambientes, por ter odor agradável, e realça os sabores de alimentos como assados, carnes, legumes, molhos e pães.

A erva é considerada um excelente fitoterápico, por conter substâncias bioativas. As folhas secas ou frescas do alecrim são utilizadas para a preparação de chás e tinturas. As partes floridas são empregadas na produção de óleo essencial.

1 – Combate à tosse, gripe e asma
Por ser estimulante, o alecrim é indicado para controle da tosse e da gripe, além de combater crises de asma. As tosses acompanhadas com catarros também são eliminadas pelo alecrim devido a sua excelente ação expectorante.

2 – Equilibra a pressão arterial
A planta medicinal também é uma grande amiga para tratar a pressão alta, pois possui propriedades que ajudam a melhorar a circulação sanguínea.

3 – Auxilia o tratamento de dores reumáticas e contusões
Uma solução natural para o reumatismo que ajuda a aliviar as dores é utilizar compressas de alecrim. Pode-se aplicar o alecrim in natura ou o óleo essencial. Também é eficaz no tratamento de entorses e contusões.

4 – É diurético e ajuda a digestão
O alecrim é rico em minerais como o potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo. A ingestão dessas vitaminas e minerais favorece a perda de peso por ter ação diurética. O chá do Alecrim é digestivo e sudorífero, o que faz aliviar os sintomas da má digestão. Além disso, auxilia na limpeza do fígado.

5 – Auxilia a menstruação
O chá do alecrim facilita a menstruação e alivia as cólicas menstruais.

6 – Reduz gases intestinais
Doses diárias do chá ou da tintura de alecrim são indicados para redução de gases intestinais, responsáveis pelo incômodo de muitas pessoas, por ter ação carminativa.

7 – Combate o stress
Conhecido por relaxar os nervos e acalmar os músculos, o alecrim aumenta o fluxo sanguíneo estimulando o cérebro e a memória. Por conter ácido carnósico, um ácido com propriedades antioxidantes essencial para o sistema nervoso, ajuda a lidar com situações de stress. Muito indicado para situações de estafa mental.

8 – Tratamento de hemorroidas
Para o tratamento via oral de hemorroidas inflamadas, o consumo da tintura do alecrim, por dez dias, pode ser eficaz.

9 – Reduz o mau hálito
A tintura diluída em água serve para bochechos contra o mau hálito, aftas, estomatites e gengivites.

10 – Tratamento para o couro cabeludo
Indicado como fortificante do couro cabeludo, como anticaspa e também contra a queda de cabelo.

Atenção:
Contra indicações: O chá ou tintura deve ser evitado na gravidez ou lactação, menores de 12 anos, prostáticos e pessoas com diarreia. A ingestão de doses elevadas provoca irritações gastrointestinais e nefrite. A essência de alecrim pode ser irritante para pele.



Comentários

Postagens mais visitadas