O NECTAR DOS DEUSES




A HISTÓRIA DO CACAU

Para alguns historiadores a palavra kakaw, de origem maia, pode ser traduzida como “suco amargo”, mas é usada principalmente para se referir ao cacaueiro.
Existem dúvidas sobre quais foram os primeiros povos a cultivar o fruto, todavia diz a história que no México, os astecas, e na América Central, os maias, foram os primeiros povos a ter contato com o cacau. Existe outra versão que relata que antes mesmo da chegada dos espanhóis às américas, os índios já cultivavam cacau.

Segundo os historiadores, o cacaueiro, também chamado cacahualt, era considerado sagrado pelo povo. Isto porque o próprio profeta Quatzalcault ensinara aos astecas como cultivar a planta, tanto para o alimento como para embelezar os jardins da cidade de Talzitapec, no México. E todo o cultivo era acompanhado de solenes cerimônias religiosas.



Em 1758, o cacaueiro foi chamado pelo botânico sueco Carlos Linneo de Theobroma cacao L, que significa “manjar dos deuses”. Isso pode ser decorrência do que inspirava toda a simbologia que envolvia o cultivo do cacau.

Por ter um grande valor de mercado, as sementes do cacau serviam como moeda de troca. Afirma-se que quatrocentas sementes valiam um countile e 8.000, xiquipil. O imperador Montezuma costumava receber anualmente 1,6 milhões de sementes como impostos da cidade de Tabasco, o que correspondia aproximadamente a 30 sacas de 60 quilos. Fontes afirmam que um bom escravo poderia ser trocado por 100 sementes nessa época.

E no Brasil, como o cacau chegou?
Em nosso país, o cacau veio para Bahia e seu plantio foi permitido oficialmente em nossas terras em 1679 através da Carta Régia que autorizava colonizadores a plantar o fruto em suas terras. Na Bahia, o cacau chegou primeiro no município de Canavieiras e depois levado à Ilhéus em 1752





Dados interessantes:
O cacau se adaptou ao clima e solo do sul da Bahia, e a região alcançou produção de até 95% do cacau brasileiro, ficando o Espírito Santo com 3,5% e a Amazônia com 1,5%. O Brasil é 5° produtor de cacau do mundo, ao lado da Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Camarões.  Em 1979/80, a produção brasileira de cacau ultrapassou as 310 mil toneladas.
 Cerca de 90% de todo o cacau brasileiro é exportado, gerando divisas para o país.  No período 1975/1980, o cacau gerou 3 bilhões 618 milhões de dólares.


Fonte: mercado do cacau

Comentários

Postagens mais visitadas